ZTOP+ZUMO 10 anos!

Dell Inspiron Mini começa a ser produzido em agosto

Durante o dia de hoje (23/07), este Zumo teve a oportunidade de visitar vários prédios do complexo da Dell em Round Rock e Austin. Na passagem pelo Austin Design Center, vimos em cores e ao vivo alguns protótipos do seu netbook que será conhecido comercialmente como Inspiron Mini, que começa a ser fabricado em agosto.

Por estar em um ambiente de acesso controlado, não pudemos fotografar o modelo, mas posso garantir que o dito cujo é praticamente idêntico ao divulgado na imagem de divulgação acima. Também vimos modelos com tampa nas cores branco e preto.

Segundo o pessoal de design, entre os grandes desafios do Mini foi de espremer uma tela de 9″ wide de 1.240 x 600 1.024 x 600 pixels e um teclado confortável em um equipamento não maior que um Asus eee PC.

No caso do teclado, a solução encontrada foi de eliminar a fileira de botões de função (F1~F12), que foi realocada como função secundária na carreira de teclas A~L (fn+A = F1, fn+S = F2 e assim por diante), abrindo assim espaço para botões maiores e, de fato, mais fáceis de digitar.

Com relação às especificações, como o produto ainda não esá finalizado a versão final pode variar, mas o modelo funcional (codinome KI004C) que nos foi apresentado veio equipado com um processador Intel Atom N270 de 1,6 GHz, 1 GB de RAM e chipset gráfico Intel 945 Express.

O disco rígido é um SSD de 8 GB. Fora isso o Mini vem com 3 portas USB (uma delas USB-Powered), leitor de cartões de memória, SVGA, Wi-Fi Ateros AR5007EG e porta de rede Fast Ethernet. O portátil vem com dois alto falantes montados logo abaixo da tela LCD, webcam da Creative Labs e sua bateria é de 14,8 volts x 32 Wh.

A versão apresentada estava com Windows XP Pro SP3 pré-instalado, mas as primeiras versões virão com uma versão de Linux e, segundo a Dell, com uma suite de aplicações realmente interessante. “Esperem pra ver”, disseram eles.

Fora isso, a empresa pretende trabalhar com várias empresas para desenvolver bolsas e acessórios sob medida para o Mini. A empresa não divulgou preços ainda. (Zumo viajou a convite da Dell)

A quick update for our English/Spanish readers coming from Gizmodo and Boing Boing Gadgets (and lots of other places, thanks!). If you have any doubt on the Inspiron Mini info (or on Zumo sources), check this post at DellenDirecto (it’s Dell official spanish blog). The japanese guy with glasses with arms crossed beside Michael Dell side is our own Mario Nagano. Thanks for visiting! – Henrique

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.