Insanidade í  Vista

I

É, até que não demorou muito para o Windows Vista começar a me atazanar a paciência.

Tenho uma máquina em testes no Lab, equipada com uma placa de ví­deo ATI Radeon X1300 com 256 MB de RAM. No Windows Experience Index, a nota da placa é 3,3. Durante os benchmarks, notei algo muito errado no Doom 3: luzes, canais alpha, partí­culas, bump maps, tudo estava faltando. O jogo tinha a cara de Quake 2. Suspeitando de algo errado no driver (datado de janeiro), corri pro site da AMD e baixei uma versão mais nova, de março.

Problema 1: O instalador diz que não pode instalar o driver. Sugere que eu substitua, manualmente, o driver ATI já instalado por um driver VGA antes de tentar novamente. Argh, essa coisa não deveria ser “mais fácil” de usar?

Tudo bem, lá vamos nós. Removo o software da ATI (usando o “desinstalador” no painel de controle), rebooto o micro, removo o driver, rebooto o micro… vamos tentar de novo.

Problema 2: O instalador diz que não pode instalar o driver. Sugere que eu substitua, manualmente, o driver ATI já instalado por um driver VGA antes de tentar novamente. Ei, mas espera aí­, eu estou usando um driver VGA! Saco!

OK, quando tudo mais falha… tente o modo de segurança. Rebooto a máquina, seguro F8 na inicialização, escolho modo de segurança… nossa, como o Vista é feio sem aquela roupinha colorida! Bom, deixa o visual pra lá, vamos tentar instalar o bendito driver:

Problema 3: Desta vez a mensagem mudou. O instalador reclama que não consegue achar o hardware necessário para usar o driver, ou seja… não encontrou a bendita placa de ví­deo.

Recapitulando: Não posso instalar o driver novo com o driver original da ATI rodando, não posso instalar sem o driver original rodando, não posso instalar em modo de segurança. E agora? Notei que o instalador descompacta os arquivos no HD antes de se recusar a prosseguir, vou tentar atualizar manualmente o driver e indicar a pasta com os arquivos do WDM pra ver se o Vista se acha. Opa, funcionou, mais um reboot (alguém está contando?) e o novo driver está rodando.

Vamos ao Doom 3: abro o programa, ajusto a configuração, rodo a demo… opa, agora sim se parece com Doom 3! 36 FPS em Medium Quality a 1024×768, na média pra uma placa dessas. Caso encerrado? Não!

Notei que o Windows desativou o Aero reverteu para o tema Vista Basic. E que o Aero não estava aparecendo na lista de temas disponí­veis no painel de controle. Sinal de que o Vista não sabe se a placa de ví­deo aguenta o Aero, e está rodando no modo “seguro morreu de velho”. OK, então vamos atualizar o Windows Experience Index. Nova nota da placa de ví­deo: 1!

Sim, UM ponto! Alguém pode me dizer qual é a lógica? Driver original, bugado: Aero rodando e nota 3,3. Driver novo, sem problemas: Aero desabilitado e nota 1. Mesma placa de ví­deo, mesmo sistema operacional, mesma máquina. Vá entender…

Será que é demais pedir um Windows que simplesmente funcione, pelo amor de Deus?

Sobre o autor

Rafael Rigues

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos