ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Innov8 CityOne: IBM cria SimCity de marmanjo

A IBM faz hoje a primeira demonstração pública do Innov8 CityOne, um novo jogo “sério” onde os participantes podem colaborar com clientes e parceiros para aprender e descobrir novas soluções para tornar suas cidades e empresas mais eficientes e ambientalmente sustentáveis — algo como um SimCity de gente grande.

Voltado para estudantes e profissionais de empresas, CityOne desafia seus participantes a resolver problemas “reais” envolvendo negócios e problemas logísticos e ambientais por meio de uma série de missões que envolvem problemas ligados aos setores de água, energia, finanças e comércio.

Por exemplo, uma missão pode envolver uma cidade onde o consumo de água cresceu mais que o dobro do que a taxa da população. Assim além do aumento da demanda e a queda da qualidade da água (devido à problemas de poluição) a cidade ainda perde mais de 40% de sua água tratada por causa de vazamentos na sua infraestrutura de distribuição (qualquer semelhança com algum município que conhecemos é mera coincidência). Nesse cenário, o jogador é desafiado a criar um sistema de gerenciamento de água capaz de coletar informações em tempo real para ajudar a decidir o melhor jeito de distribuir a melhor qualidade de água da maneira mais econômica possível.

Observe que nesse caso, pular da janela da prefeitura ou encher a cueca de dólar e fugir com sua formosa secretária para o exterior não é solução. 😉

A Big Blue não é nova nesse tipo de jogo. Nos últimos anos ela lançou uma série de títulos como INNOV8, RoboCode e PowerUp que já são usados em empresas, escolas, museus e conferências. Além disso, a IBM concluiu recentemente um grande estudo sobre MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) cujos resultados tem ajudado a entender como o modelo de rotação de lideranças tem afetado as empresas. A partir disso a empresas anunciou uma nova geração de jogos de administração e negócios baseados em ambientes 3D.

Uma versão preliminar do CityOne estará sendo apresentada durante o Impact 2010, que ocorre em Las Vegas. Mais informações aqui.

today announced CityOne, a new “serious game” that can help customers, business partners and students discover how to make cities and their industries smarter by solving real-world business, environmental and logistical problems. Based on decades of experience in solving business challenges in creative ways, IBM “serious” games are designed to train the workforce of tomorrow. Details on the latest serious game from IBM will be unveiled on May 4, during the IMPACT 2010 conference in Las Vegas.today announced CityOne, a new “serious game” that can help customers, business partners and students discover how to make cities and their industries smarter by solving real-world business, environmental and logistical problems. Based on decades of experience in solving business challenges in creative ways, IBM “serious” games are designed to train the workforce of tomorrow. Details on the latest serious game from IBM will be unveiled on May 4, during the IMPACT 2010 conference in Las Vegas.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.