ZTOP+ZUMO 10 anos!

Imobiliária Madorica: Um jogo de papel e lápis (de verdade) para Nintendo Switch

Desenvolvido pela Gift10 Industry, esse novo título de mistério tira proveito de idéias simples para conectar de maneira criativa o mundo digital com o analógico.

A desenvolvedora de jogos de AR+VR (com uma pegada diferente) favorita deste ztop+zumo — a Gift10 Industry — anunciou o seu primeiro título para Nintendo Switch a Imobiliária Madorica (マドリカ不動産)

Nesta aventura o jogador é um corretor recém contratado por um novo tipo de imobiliária especializada em alugar “casas não assombradas” e “seguras para morar“.

Mas para isso, o presidente da companhia (o Sr. Madorica) manda você visitar os imóveis ainda “inadequados para venda e locação” e se livre dessas “pestes do outro mundo”, permitindo assim que elas se tornem comercializáveis.

Só que para isso, você só conta apenas com sua inteligência, algumas mágicas (como teletransporte, visão de raio-x, encantos diversos, etc.) e as misteriosas plantas do local fornecidas pelo chefe.

O resto é por sua conta, ou seja, explore o local, encontre pista, resolva os quebra-cabeças usando papel e lápis e bote os espíritos malignos para correr cumprindo assim sua missão ou mais exatamente sua obrigação, já que não é pra isso que o presidente Madorica te paga? (schep, schlep!)

(Dica: clique no botão de [cc] para ativar a legenda em inglês)

Como em outros produtos da Gift10 o grande atrativo desse jogo é a maneira super criativa com que ela combina de elementos do mundo digital e o analógico, proporcionando assim uma experiência de uso diferente, mais rica e interativa utilizando apenas objetos do dia a dia:

Este é o caso da Imobiliária Madorica onde, para resolver os mistérios, o jogador não pode ficar apenas com a cara colada na tela do Switch e sim analisando documentos e plantas que devem ser baixados e impressos pelo usuário (veja alguns exemplos aquiaqui e aqui) ou adquiridos na forma de kit na Gift10, permitindo assim você fazer suas próprias anotações numa folha de papel de verdade e não no console:

E tem mais: Dependendo do desafio, o jogador ainda terá que cortar, dobrar e até colar alguns desses documentos para desvendar seus segredos:

Fora isso, o nosso destemido corretor de imóveis não precisa enfrentar esta parada sozinho, podendo também contar com a colaboração de seus colegas para resolver os mistérios, transformando um desafio pessoal numa animada atividade em grupo:

A previsão é que este jogo seja disponível para download na lojinha da Nintendo (Nintendo eShop) no início de outubro/2018 pelo preço sugerido de 1.500 ienes (~R$ 50)

Uma boa notícia é que ao contrário dos outros produtos da casa, este será lançado simultaneamente com o resto do mundo, sendo que para isso ele já vem com suporte para os idiomas como o inglês e chinês (tradicional e simplificado) só que neste caso, o preço pode variar de acordo com a geografia.

Esse jogo é formado por 20 desafios e é indicado para 1~3 jogadores de todas as idades.

Ele foi projetado por Takashi Hamada com arte de Toshi Murase e programação de Hiromasa YoshitakeToraichiro Ota. Já a trilha sonora foi composta por Tsukasa Masuko mais conhecido pelo franchise “Megami Tensei“.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.