ZTOP+ZUMO

IFA 2013: feira de TVs aprimora 4K e migra para o smartphone

A IFA 2013 acaba hoje em Berlim com uma maior consolidação da tecnologia 4K para televisores, mas os smartphones e tablets roubaram a cena.

Em 4 de setembro, dois dias antes da abertura oficial, tanto Samsung e Sony anunciaram suas novas estratégias para produtos móveis. A Samsung mostrou seu mais que esperado foblet Galaxy Note 3, uma boa evolução de tela e recursos em comparação à geração anterior do produto, e confirmou seu lançamento no mercado brasileiro no mês que vem junto ao relógio Galaxy Gear, um gadget que faz companhia apenas a alguns smartphones da marca (e tem uma bateria que não dura nem um dia).

Já a Sony trouxe seu Xperia Z1, um smartphone belo e cheio de superlativos, como uma câmera de 20 megapixels de resolução. Os parceiros do Z1 – e de smartphones com Android e iOS – são as curiosas lentes-câmera Cyber-shot QX-10 e QX-100, que usam o telefone como tela. A LG já tinha anunciado sua volta ao mundo dos tablets Android com o LG G Pad 8.3 e fez bastante barulho com seu novo smartphone G2.

O mundo Windows não ficou sozinho. Samsung e Lenovo mostraram novos laptops com telas de resolução alta e design ultrafino, mas foi o tablet Toshiba Encore, com tela de 8″, que prova que dá para usar um tablet com Windows 8.1 apenas para consumo de mídia, estilo Nexus 7 ou iPad mini. A mesma Lenovo ainda mostrou um tablet e smartphone novos com Android.

Nas TVs, telas com resolução 4K são a palavra de ordem. Exceção feita a LG e Toshiba, que ainda mostraram as maravilhas da tecnologia 3D em telas de diversos tamanhos e tecnologias, os demais fabricantes de televisores escaparam do chavão de alguns anos atrás de “3D em todo lugar”  (e que no final das contas, acabou se transformando em um recurso padrão em TVs, sem mais alarde pelos fabricantes).

Em 2012, telas com resolução 4K eram uma novidade cara e serviam para mostrar ao mundo e aos concorrentes para se preparar que a competição seria feroz. Felizmente, os altos preços das TVs na Europa e no resto do mundo ainda tornam a tecnologia proibitiva para a maioria da humanidade.

Exemplo: a Philips anunciou sua primeira TV 4K neste ano, e o preço inicial na Europa é de 4.500 Euros para a tela de 65″. A imagem que abre este post é de uma tela Full HD da linha Design Line com 84″.

De qualquer modo, caro ou não, é incrível entrar nos estandes e ver telas gigantes com resolução altíssima, como na Panasonic:

TVs IFA 2013 - 02

E as tecnologias que cada fabricante usa para dizer que seu 4K é melhor que o dos outros. Na falta de conteúdo nativo, o uso de hardware e software para processar imagens em definição padrão ou Full HD e levá-las para o modo 4K (upscaling) é diferente de um para outro, e na IFA 2013 ficou claro que os fabricantes não consideram isso mais tabu.

TVs IFA 2013 - 03 TVs IFA 2013 - 04

Ainda na Panasonic, uma boa comparação: uma tela 4K equivale a quatro painéis Full HD:

TVs IFA 2013 - 05

A Panasonic ainda mostrou TVs com tela OLED, mas apenas em uma sala escura…

Falando em OLED (outra tecnologia que vai custar caro pra burro), a disputa foi grande entre LG e Samsung para ver quem tinha a maior tela: LG mostrou sua OLED 4K de 77″…

TVs IFA 2013 - 07

Seu OLED ultrafino com design curvo…

TVs IFA 2013 - 08

E outra tela OLED que vem com obras de arte instaladas. Basta colocar uma moldura em volta da tela para ver pinturas clássicas…

TVs IFA 2013 - 09

… ou outras não tão clássicas assim.

TVs IFA 2013 - 10

Já a Samsung aposta no gigantismo do seu 4K, com uma pequena tela de 110″ (e vendo de perto, essa estrutura de sustentação em forma de moldura parece destoar do resto do conjunto).TVs IFA 2013 - 11

Ou “a primeira TV curva 4K com tela de 65” (sem dizer se era LED ou OLED). TVs IFA 2013 - 12

TVs IFA 2013 - 13

Na cobertura da IFA 2013, resolvi ficar de olho apenas nos fabricantes que atuam no Brasil – principalmente nos que fazem dispositivos móveis e TVs.

Mas a Loewe, fabricante europeia que costuma ter o stand mais bonito da feira, apresentou esta TV pendurada em um “cabide” de madeira. Acredito que é o produto mais bonito que vi este ano.

TVs IFA 2013 - 14 TVs IFA 2013 - 15

Este ZTOP termina hoje as transmissões de Berlim e inicia a longa volta pra casa. Ainda tenho algumas coisas para falar nas próximas semanas. Obrigado pela audiência (e ao pessoal da Philips/TP Vision pelo convite para a cobertura).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin