ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

IFA 2010: Panasonic mostra lente 3D para Lumix G

IFA 2010 – Entre TVs, câmeras, estúdio 3D ao vivo e ‘eco-ideas’ no estande da Panasonic, um dos espaços tem um protótipo de lente 3D compatível com câmeras Micro Four-Thirds anunciado recentemente pela fabricante japonesa.

(post atualizado em 07/9) A lente, instalada numa câmera sem nome (pelo formato, parece uma Lumix G2), mostra imagens de um cenário colorido. É preciso dar a volta para ver a lente montada na câmera – com seus “dois olhinhos”, como diz o Nagano.

A lente, desmontada da câmera, é assim:

O demonstrador diz que a lente deve ser compatível com a maioria das Lumix G com uma atualização de firmware e que ela deve chegar às lojas até o final do ano. Nada de preço ainda, infelizmente. Respondendo ao questionamento do Nagano aí embaixo, sim, ele tem toda razão: a tela LCD não mostra nada em 3D – só quando ligada à televisão Viera as imagens 3D aparecem.

Nagano comenta: Henrique, por acaso o LCD da câmera era normal ou era 3D como nas câmeras da Fuji?  Se sim, isso explicaria por que o corpo dessa máquina não tem nome, já que poderia indicar que essa lente só funci0naria com uma câmera compatível o que pode sugerir o futuro lançamento de uma nova DSLR Lumix 3D. Se isso for verdade, pode ser um balde de água fria na cabeça os usuários de micro-four thirds tanto da Panasonic quanto da Olympus.

Agora, se a tela LCD apresentar apenas uma imagem n0rmal em 2D, isso sugere que a câmera é de linha mas seu firmware foi capaz de identificar a lente 3D gerando apenas uma imagem ao invés de duas lado a lado. Isso mantém viva a esperança de que será apenas necessário um upgrade de firmware, o que pode ser feito pelo próprio usuário de um PC ligado na web.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin