ZTOP+ZUMO

IDF15: Estamos a caminho

Principal evento técnico da Intel, o IDF15  apresentará novos produtos, soluções e serviços para um mundo cada vez mais digital, social e conectado.

Enquanto a metade deste ZTOP + ZUMO foi até Nova Iorque para acompanhar o lançamento dos novos brinquedos da Samsung, agora a outra metade também bota o pé no avião para cobrir (pelo 16° ano consecutivo) o IDF15 (Intel Developer Forum 2015) que começa na próxima semana no complexo Moscone West na cidade de São Francisco, na Califórnia.

IDF_Krzanich_keynote_mistery_demo1

O curioso é que esse evento costumava acontecer todos os anos em meados de setembro, mas neste ano ele foi antecipado para agosto, segundo o site para que os participantes possam aproveitar melhor o clima aprazível da cidade. Outras fontes dizem que o pessoal de Santa Clara também fez isso para não bater de frente com outro evento da empresa com nome de fruta que costuma ser feito em setembro, literalmente no quarteirão do lado.

IDF2012_Yerba_buena_1

Criado pela Intel em 1997, o IDF é o evento onde o pessoal de Santa Clara costuma apresentar sua visão de mercado para a comunidade de desenvolvedores de hardware e software e como suas últimas novidades em produtos e serviços podem contribuir para o progresso dessa indústria.

IDF14_session

A quantidade de assuntos é tamanha (mais de 200 sessões técnicas em três dias) que a mídia especializada tem praticamente o seu próprio evento dentro do evento, com uma intensa programação temática com reuniões, entrevistas e mesas redonda de todo tipo, cor e modelo:

IDF13_research_day

IDF14_Jimmy_robot

IDF13_pressmeeting

IDF13_Francoise

Genevieve_Bell_004a

IDF13_showcase

De fato, muitas tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia fizeram sua primeira aparição pública em um IDF como a portas USB 2.0Thunderbolt, a interface SATA, a porta DVI, o Wi-Fi, o Netbook, o Ultrabook e mais recentemente os computadores 2-em-1, dispositivos wearable, a tecnologia de câmera RealSense e as novas plataformas de exploração Intel Edison:

IDF_Krzanich_keynote_Edison

Mas também outras iniciativas mostradas como a próxima grande tendência de mercado — e que depois viraram fumaça — também fizeram sua aparição em um IDF , como LCOS (um chip de imagem para TVs), o UMPC (um tablet x86 com Windows), a inciativa VIIV (tecnologia de infotainment), a GPU Larrabee, o processador Timna (uma APU em 1999!), o Turbo Memory, as memórias RAMBUS, a linha de brinquedos Intel Play, o sistema operacional Moblin/Meego etc.

IDF04_LCOS_burns

Neste ano, a Intel deve fazer a primeira apresentação oficial do Skylake — processador Intel Core ix de sexta geração que deve substituir o atual Broadwell — a nova tecnologia de memória não volátil Intel 3D XProint (leia-se CrossPoint), a ampliação da linha de processadores Intel Core M, redes 5G e outros assuntos relevantes para a indústria como segurança, Internet of Things e — é claro — uma breve espiada nas tecnologias que ainda estão por vir.

IDF14_wearables

Também estamos curiosos para entender como ficou a empresa depois da última reformulação do seu alto comando, como a saída de Renee James, cujas funções de presidente passam a ser do CEO Brian Krzanich ou a saída de Mike Bell

CES2013_Intel_mike_bell_phones

… e de Hermann Eul, dois VPs que capitaneavam respectivamente os esforços da Intel em hardware e software para entrar de cabeça no mercado de smartphones, tablets e wearables.

IDF14_Hermann

A bola agora está na mão de Joshua Walden, VP sênior que irá liderar o novo Platform Development Group que também integra o New Business Initiatives Group (NBI), que irá apoiar o co-desenvolvimento de novos produtos que estariam fora do chamado “Core Business” da casa. Um bom exemplo é o fone de ouvido BioSport criado pela SMS Audio a partir de tecnologias ou IPs (propriedades intelectuais) da Intel:

IDF14_Biosport

Estaremos lá para conferir as novidades a partir do dia 17 de agosto. Fiquem ligados e acompanhem algumas cenas da cidade e do evento no Instagram com a hashtag #ztop_idf15.

Disclaimer: Mario Nagano viajou para São Francisco a convite da Intel, mas todas as opiniões e as fotos bacanas são dele.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 20/08/2015, 11:06

    Ei, Meu UMPC Vilivi S5 está muito bem aqui em casa, apenas com a bateria viciada (e a tela resistiva)