ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

“Billboard”: o ‘Twitter’-outdoor da Intel

IDF 2013: Experimento social utiliza o ASUS Taichi para incentivar conexão e interação entre pessoas dentro de um ambiente real.

O keynote do último dia do Intel Developer Forum costuma ser reservado para o pessoal de pesquisa e desenvolvimento da casa. A grande novidade deste ano? Justin Rattner, chefão de tecnologia da Intel se aposentou em junho e foi substituído por Genevieve Bellantropóloga e diretora do IXR (Interaction & Experience Research). Essa é uma divisão do Intel Labs que ganha cada vez mais importância conforme o pessoal de Santa Clara se volta para o mundo cada vez mais móvel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Segundo a antropóloga, falar sobre novos chips como o Quark ou o Bay Trail e as maravilhas que eles podem fazer é uma maneira de ver a  tecnologia móvel — mas esta seria a única?  Já que fato é que a combinação de tecnologia + mobilidade está conosco há centenas de anos:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Assim outra maneira de entender esse fenômeno é ter uma idéia do seu tamanho: segundo Bell, estamos falando de 6,3 bilhões de assinaturas de serviço móvel em todo o planeta,  um número impressionante se levarmos em consideração que existem ~ 7 bilhões de seres humanos. Fora isso, nas próximas 24 horas cerca de 3,7 milhões de dispositivos móveis serão vendidos no planeta, o que dá algo em torno de 154 mil aparelhos por hora.

E isso sem falar da imensa infra-estrutura de rede, torres de transmissão, datacenters e serviços na nuvem que permitem o funcionamento desse mundo. Estima-se que na média cada torre de celular trafegue algo em torno de 5 Exabytes de dados e que essa quantidade pule para 32 Exabytes em quatro anos. No que se refere ao mercado de aplicativos, cerca de 6,25 milhões de apps são baixados por hora dos servidores da Apple e do Google.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bell explica que a idéia de mobilidade está muito relacionada com o que é ser humano, desde o primeiro dia em que começamos a nos equilibrar e andar com as patas de trás liberando as da frente para fazer outras coisas como carregar objetos, fazer fogo, jogar varas pontudas em paquidermes peludos e, mais recentemente, enviar SMSs.

Ela também disse que a experiência de mobilidade também não fica restrita aos dispositivos em si, mas também envolve os locais por onde você passa e o que você quer fazer lá. Um bom exemplo é um curioso protótipo de pesquisa do Intel Labs chamado “Billboard” criado para estudar a maneira como as pessoas interagem com os locais e ambientes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse experimento em si lembra vagamente um “Twitter” com suas mensagens curtas de até 140 caracteres…

Taichi_message

… que podem ser lidas num dispositivo móvel.

Taichi_message2

Porém, a grande sacada desse experimento é que o usuário tem a opção de divulgar suas mensagens por meio de uma “tela pública” permitindo assim que ela possa ser lidas por qualquer pessoa sem o uso de um computador.

Taichi_dialog_contact

Isso cria uma nova maneira de como as pessoas se conectam e interagem dentro de um mesmo ambiente, seja de uma maneira direta, subliminar ou subjetiva…

Taichi_dialog_images2

… e as possibilidades são infinitas:

Taichi_Yo_Dog

Taichi_careta1

Taichi_careta2

Taichi_careta3

Para desenvolver esse trabalho, os pesquisadores da Intel utilizaram o Asus Taichi, cujo sistema de duas telas opostas cai como uma luva para essa aplicação. De fato, acredito que esta seja a primeira vez que vejo uma aplicação realmente criativa para esse produto. O seu funcionamento é bem simples: crie sua mensagem…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… e divulgue-a no nas rede e no mundo real:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse experimento foi apresentado ao vivo no keynote de Bell por Matt Udana, pesquisador da Intel, com o auxílio de dois voluntários:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E antes que as pessoas comecem a ter idéias erradas dessa demo, Bell explica que essa dupla é casada.

Segundo Udana, esse experimento demonstra que além de se manter conectadas por meio de seus dispositivos móveis, as pessoas também procuram e apreciam contatos pessoais do tipo “cara-a-cara”.

Legal né?

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.