ZTOP+ZUMO

IDF 2011: Classmate PC ganha versão tablet

O notebook educacional da Intel ultrapassa a marca de 5 milhões de unidades produzidas e poderá ter uma versão específica para professores.

Como acontece todo ano durante o IDF, o grupo de Classmate PC da Intel monta uma pequena sala de aula na área de imprensa para demonstar sua tecnologia e mostrar as novas versões de seus computadores educacionais, cuja versão convertible (a esquerda) chega na sua terceira geração e a versão netbook (a direita) na sua quinta.

Segundo Jeffrey Galinovsky gerente geral para Classmate PC para mercados maduros, os novos Classmates agora vem equipados com processadores Atom Dual Core “Cedar Trail”, teclado mais robusto e sensores de presença o que permite que dois Classmates possam interagir caso fiquem próximos. Fora isso o modelo netbook também pode vir opcionalmente equipado com tela touchscreen.  Curiosamente, um dos itens que eu mais gostava — a alça de transporte — deixa de existir de modo que eles assumem um visual mais convencional com cara de portátil.

Mas seguindo uma dica do Galinovsky eu descobri um produto que estava meio escondido no Showcase da Intel: um protótipo do Classmate PC Tablet (uia!):

Como ele estava fechado numa vitrine, não havia muito o que “mexer” nesse produto. As únicas informações disponíveis era que ele vem equipado com um processador Atom Z650 de 1,2 GHz single core com HT e que estava rodando Windows 7. O dispositivo azul ao lado é uma espécie de sensor de luz/temperatura/voltagem com porta USB para uso educacional.

Fora isso Galinovsky disse que seu grupo estão levantando informações para especificar o que poderia ser chamado de “Classmate PC para professores” ou seja, um notebook especialmente voltado para uso de professores nas salas de aula. Como esse trabalho ainda está em andamento ainda não está claro se esse portátil teria um desenho de hardware próprio (mais resistente, touchscreen, etc.) ou se seria um notebook de linha equipado com uma configuração mínima e um pacote de software especializado.

E pensar que o Classmate PC foi concebido pela Intel aqui no Brasil e ainda não temos uma política nacional de adoção e uso de notebooks educacionais em nossas escolas públicas.

Dang!

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.