IDF 2010 Beijing: Atom vai pro carro (com Meego de carona)

I

A Intel revelou hoje a existência do Tunnel Creek, um novo System On Chip (SoC) baseado no Atom voltado para telefones IP e computadores de carros com suporte multimídia e opção de rodar o novo sistema operacional Meego.

Esse produto foi mencionado por Doug Davis, VP e gerente geral do grupo de sistemas embarcados e de comunicações da Intel durante sua apresentação no IDF Beijing. Ele explicou que Tunnel Creek integra o processador Atom, controlador de memória, controlador de vídeo e aceleradora gráfica num único chip.

Além disso, a grande novidade desse SoC é que ele será o primeiro a vir com uma interconexão PCI-Express, o que permite que novos projetos equipados com esse barramento possam se conectar diretamente ao processador, reduzindo assim o número de componentes e simplificando o ciclo de desenvolvimento de novos produtos, além de torná-los mais simples e compactos que obvianente falarão x86, um dialeto ainda pouco falado no mundo móvel.

Entre as primeiras empresas que já anunciaram o apoio para essa nova plataforma é a  HawTai, uma montadora chinesa que pretende implementar sistemas de entretenimento baseados no Atom + Meego em seus carros. Eu cheguei a ver uma versão preliminar desse conceito (imagem acima) no último IDF em São Francisco ainda na época que esse SO se chamava Moblin.

Henrique complementa:

Falando em Meego, a versão 1.0 do sistema operacional feito em parceria entre Intel e Nokia sai agora em maio. Diz a Intel que uma atualização 1.1 está prevista para outubro já com suporte a desenvolvimento para Meego em Silverlight, Java e Adobe Air, além de afirmar que Intel e Microsoft estão conversando para tornar o Meego o mais amigável com o mundo Windows.

Pelo discurso da Intel, Meego é Moblin mais “o melhor do Maemo”. Vão usar o framework de sensores do Meego (bússola, acelerômetro) “com mais a ser anunciado”. A interface gráfica também não está definida ainda. Segundo a Intel, “será muito diferente entre os distintos formatos compatíveis com o Atom”. O pessoal do MaemoCentral já tem algumas telas, por sinal, do que pode ser a versão para celulares.

Finalmente, a Intel diz que “vai trabalhar próxima à comunidade para lançar novo hardware compatível com o Meego. Hoje o N900, da Nokia, pode rodá-lo, assim como já existe código para o N270 e N450”.

Update 20h50: a Intel liberou dois vídeos do Meego:

1) em vários dispositivos:

2) em um netbook

Nagano comenta:

Interessantes essas telas do Meego no MaemoCentral, já que elas lembram muito a interface do Moblin original como a versão para carros que vi lá no IDF 2009:

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="24417 http://zumo.com.br/?p=24417">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos