ZTOP+ZUMO

IDF 2009: USB 3.0 mais perto do mundo real

USB_30_intro

(Pós) IDF 2009 — O Henrique havia me dado um toque que alguns produtos baseados no novo padrão USB 3.0 estariam presentes no Showcase do IDF 2009. Assim dei uma passadinha no stand do grupo da inicativa USB e de fato, no meio de um emaranhado de fios, placas e módulos lá estava a nova interface que só conhecia na forma de desenhos e diagramas.

Como era de se esperar, o novo conector mantém sua retrocompatibilidade com o atual padrão USB 1.1/2.0. Isso é possível porque o desenho mantém o formato da pinagem original, sendo que os sinais adicionais do USB 3.0 trafegam  por meio de um conjunto de conectores adicionais de cinco pinos.

USB_30_femea_details2_small

Isso é bem visível no lado B do cabo USB 3.0, que possui um ressalto que abriga as conexões adicionais:

USB_30_macho_B_small

Já no lado A, essa diferença é bem mais sutil, já que os conectores adicionais ficam meio escondidos no fundo do conector:

USB_30_macho_A_small

A grande sacada desse desenho é que ao ligar esse cabo na nova porta USB 3.0, a primeira conexão elétrica que é estabelecida é o padrão 1.1/2.0 e depois o 3.0. Assim, a interface percebe o tipo de conexão a ser estabelecida. Mais informações no site da iniciativa.

Ainda em tempo:

Falando em USB, durante o evento de confraternização para analistas e imprensa do IDF apareceu por lá o verdadeiro Ajay Bhatt, Intel Fellow, considerado um dos pais do USB e que ficou mais conhecido por causa da nova campanha institucional Sponsors of Tomorrow da empresa.

Ajay_Bhatt_IDF2009

Para quem não sabe, o Bhatt que aparece na TV (um ator) usa bigode porque ele tinha um igualzinho na época em que trabalhou nessa interface. E como toda celebridade que se preza, ele autografou uma camiseta para esse papagaio de pirata:

Ajay_Bhatt_tshirt

Ele até que ficou bem no comercial, mas ainda acho que outro Intel Fellow, Knut Grimsrud — o criador do SATA — tem mais cara de astro de rock.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado 29/09/2009, 13:03

    A implementação do 3.0 é bem interessante.
    Tentei imaginar como poderia ser o 4.0, mas anunciaram o Light Peak…

    Será que sai o 4.0 ou a Intel vai evangelizar o Light Peak em seu lugar?
    Chegou a ouvir boatos sobre isso na IDF Nagano?

    Boas fotos e bom trabalho!

    /ps, saiu o Microsoft security essentials (freeware do dia?)

  • Ademar 29/09/2009, 14:11

    Pra quem não sabe, o Bhatt que aparece na TV é um ator, de nome Sunil Narkar. Essa história do bigode me parece meio esquisita, já que em nenhuma foto do verdadeiro Bhatt ele aparece de bigode, mas dessa eu não posso duvidar, você falou com ele pessoalmente, eu não. 🙂

    Referências:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ajay_Bhatt
    http://images.google.com.br/images?q=Ajay%20Bhatt

  • Ismael 29/09/2009, 14:20

    Adoro ver essas pessoas com nomes tipicamente americano fazendo sucesso. 🙂

  • lucas jardim 05/10/2009, 19:52

    O formato 3.0 utiliza a mesma voltagem dos outros padrões usb?