ZTOP+ZUMO

IDF 2009: Novidades em SSDs (mSATA vem aí)

mSATA_intro_small

(Pós) IDF 2009 — Como sempre, passei pelo stand da iniciativa de Serial ATA do showcase do IDF para ver o que eles estavam apresentando de novo: havia uma demo da nova interface SATA 600 de 6 Gb/s, um monte de HDs de diversos fabricantes e um pequeno pedestal com alguns cartõezinhos que eu jurava serem módulos Turbo Memory. Conversando com o engenheiro que tomava conta do local, ele me disse que se tratavam da nova interface Mini-SATA — ou mSATA para os íntimos.

A proposta do mSATA é essencialmente de economizar espaço físico, oferecendo para o mercado um conector mais simples e compacto, o que facilitará a criação e uso de dispositivos móveis ainda menores que poderão assim utilizar um disco SSD convencional.

mSATA_connectors_small

A expectativa é que as primeiras versões do mSATA estejam disponíveis nos padrões SATA 150 e 300. Entre as empresas que já apoiam o formato estão a SanDisk, Samsung e Toshiba, além das fabricantes Dell, HP e Lenovo.

mSATA_SSD_small

Ainda em tempo:

Falando em SSDs outro equipamento que também me chamou a atenção no showcase foi a belezoca abaixo, o RAIDDRIVE SSD:

RAIDDRIVE_SSD_small

Aliás, meu colega Ecevit Biktim do ShiftDelete.net flagrou uma versão descascada desse produto, mostrado por Sean Maloney:

RAIDDRIVE_SSD_pelado_small

Desenvolvido pela Super Talent o RaidDrive SSD é um disco SSD de até 2 TB montado numa placa PCIe 2.0 x8 e que promete taxas de transferência de 1,4 GB/s para leitura e 1,2 GB para gravação e pode ser configurada internamente no modo RAID 0 ou RAID 5. Ele pode ser usado tanto em servidores, workstations e até mesmo PCs para gamers.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Hugo 30/09/2009, 14:15

    Fazer um HD com memórias RAM super ultra rápidas é algo super ultra mega demais

  • luiz 30/09/2009, 19:27

    Legal esse tal de RaidDrive, pena que teria que serrar o gabinete para caber a placa. rsrsrs.

  • André Felipe 30/09/2009, 22:35

    E o preço das belezocas?
    E viva a tecnologia….

    – luiz… acho que a imagem engana, mas esse RaidDrive é muito menor do que parece….

    vlw pela noticia.

  • dflopes 01/10/2009, 11:13

    eu preciso comprar uma placa-mãe nova…

    Minha Asus P4P não aguenta mais nada, nem tem PCI-E

    Alguma recomendação, que já tenha USB 3.0 e aceite Corei7 e essa beleza aí de cima? já pensando em futuros upgrades…

  • lucas jardim 05/10/2009, 19:45

    Ai ai.. ja to imaginando o preço de 2TB de espaço em um disco SSD. Acho que esse vai para a gaveta de “tendências para um futuro distante”!