ZTOP+ZUMO 10 anos!

IBM Research anuncia centro de pesquisas no Brasil

A IBM e o governo federal anunciaram a abertura de um novo laboratório de pesquisas: o “IBM Research – Brasil”, o primeiro a ser aberto em 12 anos e o primeiro abaixo da linha do Equador.

Ouvi essa história durante o último IBM Forum em 2009,  durante um papo com um amigão e chapa deste Zumo Fábio Gandour — cientista-chefe da IBM Brasil — que, na época, mudou-se do Rio de Janeiro para iniciar esse projeto junto com Claudio Pinhanez, outro brasileiro que já trabalhava no IBM Labs.

Na época, ele dizia que sua “sede provisória” ficaria no prédio da IBM Brasil, na rua Tutóia — onde ele e seu vice já tinham se apossaram de umas mesas e, com o tempo, eles iriam pensar na sede própria.

Entretanto, mais do que uma sede própria com logotipo da IBM na porta, Gandour explicou que com as facilidades de comunicação e a internet, muitas pesquisas já podem ser conduzidas sem a necessidade de equipamentos sofisticados e, caso eles sejam necessários, basta solicitar o serviço para os outros laboratórios da IBM espalhados pelo mundo, onde ficam mais de 3 mil pesquisadores, sendo que mais de uma centena serão adicionados pela nova filial. Além disso, os cientistas da IBM terão a oportunidade de estender sua colaboração junto a universidades, organizações governamentais e empresas no Brasil e por toda América Latina.

Entre os primeiros trabalhos a serem desenvolvidos no país estão:

  1. A descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais, inicialmente nas áreas de petróleo e gás e endereçando aspectos de sustentabilidade e segurança para as indústrias co-relacionadas.
  2. Dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e uso destes avanços.
  3. Sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala. O objetivo inicial deste centro é desenvolver inovações que serão usadas nos grandes eventos desportivos que serão realizados no Brasil, incluindo a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Numa segunda fase, outras áreas de pesquisa poderão ser incluídas como: transporte inteligente, sistema de saúde inteligente, agricultura inteligente assim como as tecnologias de informação necessárias para dar suporte a estas indústrias incluindo supercomputação.

Conheça mais sobre o IBM Research aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.