ZTOP+ZUMO 10 anos!

IBM lança nova versão do Lotus Symphony

lotus_symphony_logo.jpgA IBM anunciou hoje que já está disponí­vel a versão Beta 2 do Lotus Symphony, uma suí­te de aplicativos de escritório desenvolvido pela divisão de software da empresa a partir do Open Office e formado pelos programas Symphony Documents (processador de textos), Symphony Spreadsheets (planilha eletrônica) e o Symphony Presentations (apresentações comerciais).

Seu principal atrativo é o suporte ao padrão ODF (Open Document File), um formato de documentos baseado em padrões abertos e que foi homologado pela ISO como padrão, e que começa a ser adotado por várias instituições e orgãos de governo (e vem causando uma disputa de padrões com a… Microsoft!).

Entre os dez principais paí­ses em termos de adoção do Symphony estão os Estados Unidos, França, Canadá, Brasil, Japão, Alemanha, Espanha, Holanda, índia e Itália. Fora isso, aproximadamente 12% dos usuários desse produto utilizam a versão para Linux.

Segundo a Big Blue, além de mais ágil, a nova versão conta com várias melhorias sugeridas pelos próprios usuários que deixaram seus feedbacks no site da iniciativa.

Entre as principais mudanças estão melhorias no seu instalador, suporte online mais acessí­vel e ganhos de até 50 % de desempenho na execução de certas funções. Fora isso, o fórum de usuários foi redesenhado com base no feedback da comunidade, tornando mais fácil colocar os comentários nos lugares certos.

Futuras correções e melhorias também poderão ser implementadas mais rapidamente, já que a intenção é que esse processo seja agilizado com o uso de pacotes de atualização – baixados da web – e oferecidos í  medida que as mudanças fiquem prontas.

Saiba mais sobre o produto e baixe o arquivo de instalação para Windows e Linux aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • JUso no trabalho o Notes da IBM, é uma pltaforma rápida, espero que esta inciativa da IBM abra os olhos dos entes públicos para o software livre.

  • João Marcus

    Notes, uma plataforma rápida? Você está brincando comigo, né? É um sistema ridículo, horrendo. Todas as empresas que vi utilizarem o Notes até hoje estavam em processo de migração. Não querem mais o Notes nem a pau. O cliente de e-mail tem uma usabilidade que figura entre as piores de todos os tempos. Tudo é lento, tudo demora, e, principalmente, é fácil ver o Notes travar, e quando trava, geralmente tem que reiniciar o computador.
    Não sei se a última versão do Notes corrigiu os problemas, mas acho impossível que tenha corrigido todos.
    O Symphony, por outro lado, é muito bom, eu recomendo. A interface é mais amigável que a o OpenOffice

  • Pingback:   Entrevista: Cezar Taurion fala sobre o ODF by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback: Entrevista: Cezar Taurion fala sobre o ODF « mnagano.com()

  • Luis Scapin

    Só tenho ouvido comentários a favor do Symphony.
    Pelas screenshots, a interface parece ótima, pelo menos bem melhor que a do OpenOffice.
    Vou baixar o Symphony hoje, depois eu volto pra comentar de novo.
    Abraços.

Próximo post:

Post anterior: