ZTOP+ZUMO

HTC Flyer e seus irmãos Salsa e ChaCha

A HTC lançou hoje no Mobile World Congress, em Barcelona, seu primeiro tablet, chamado Flyer, e dois smartphones voltados ao uso do Facebook, o Salsa e o ChaCha (já considerados por este ZTOP como os piores nomes de celular que um smartphone pode ter na vida).

O Flyer, com Android 2.3 (tá, a HTC fala “2.4”, mas isso não existe oficialmente ainda), traz uma tela de 7 polegadas em uma carcaça de alumínio prateado (ponto por fugir do design iPad dos demais tablets Android). Pense num Samsung Galaxy Tab turbinado e mais fino.

O software é mais bacana: interface Sense otimizada, aplicativos de captura de texto (com canetinha stylus!) e gravação simultânea de áudio (depois você ouve e vê as palavras surgindo na tela…). Processador de 1,5 GHz, conectividade HSPA+, lançamento previsto pro segundo trimestre “globalmente” (aposto em esquecer o Brasil, já que a HTC anda meio sumida, né?)

Vídeo (em inglês) do Flyer (não, eles não deixam mexer):

Com um botão dedicado de atalho ao Facebook, o Salsa e o ChaCha trazem a rede social integrada aos aparelhos.

Rodando Android 2.3.3 (“Gingerbread” no número de versão mais específico possível, os smartphones tornam mais fácil atualizar status, fazer upload de fotos, compartilhar websites, fazer “check-in” em locais e até mesmo ver atualizações de um contato quando ele liga para o seu telefone. Espero que o Facebook consiga, um dia, nos ajudar a unificar agendas de telefone (já que os contatos do Google são uma zona).

Ambos têm câmeras de 5 megapixels, e a diferença está no tamanho da tela (2,6″ para o ChaCha e 3,4″ para o Salsa) e o teclado integrado no ChaCha.

Segundo a HTC, os dois “telefones Facebook” começam a ser vendidos no segundo trimestre na Europa, Ásia e Estados Unidos. Um monte de fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • constantino 15/02/2011, 13:40

    Gostei do Chacha… Parece-me uma integração interessante do teclado físico. E o tablet. bem é um… Tablet! pô, eles chegam a preços exorbitantes aqui e dependendo ainda não faço tanta questão. Mas convenhamos. maledito nomes… pqp! -_-

  • Rogermusic 15/02/2011, 16:54

    Os piores nomes da história dos Gadgets… nunca na história deste planeta deram nomes tão horríveis…

    Agora as especificações são animais, pena que a HTC não dê a mínima bola para o nosso mercado aqui…

    • henriquem 16/02/2011, 02:15

      então… a HTC não lança nada no Brasil desde o Magic, certo?

      • Cesar Cardoso 16/02/2011, 08:48

        A HTC chegou a passar o Tattoo e o Wildfire (como Desire A) na Anatel, mas lançar que é bom nada.

        Enfim, a HTC ainda tá vendendo TouchPro por aí, né?

  • Belmiro 16/02/2011, 00:30

    Pena que no Brasil a HTC trata seus clientes feito lixo, nem é questão de dar bola ou não, aqui no brasil é só olhar em sites de reclamação, o cara compra um HTC enquanto funciona ok, mas deu pane por algum motivo começa uma longa jornada onde acaba somente na justiça onde quem comprou uma ferramenta para trabalho no dia dia ganha uma dor de cabeça sem precedentes. O aparelho passa 30, 60, 90, 120 dias +; e a desculpa que arranjam é sobre peças paradas na alfândega. Eles oferecem a troca, e te mandam um aparelho feito de vários outros. Lamentável

    No Brasil pelo menos é bom evitar comprar HTC, até xing ling conserta aparelho mais rápido que eles.

  • Wesley 16/02/2011, 15:44

    Pra mim, tablets com telas de 7" definitivamente não vingam. A Samsung já percebeu isso e vai lançar a próxima versão do Galaxy Tab com 10". A diferença de "experiência" de um tablet de 7" e de um smartphone de 4" é muito pequena pra justificar a compra de uma tablet assim.