ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

HP leva processador AMD ao mercado doméstico

A HP realizou hoje em São Paulo o lançamento do HP Pavilion a6140, mais um de seus “centros de entretenimento” baseados no Windows Vista, assim como o Pavilion m8060BR que analisei na PCMag 21. Mas esse modelo tem uma diferença bastante interessante: é a primeira máquina “consumer” da HP equipada com um processador da AMD.

O hardware é baseado em um AMD Athlon 64 X2 3600+ (dual-core) com 1 GB de RAM. Há 320 GB de espaço em disco, um gravador de DVD (+-R/RW) com tecnologia LightScribe e placa de TV com sintonizador de rádio FM. A placa de ví­deo é uma GeForce 6150 (com o loguinho “Graphics by NVidia” orgulhosamente mostrado no gabinete). O visual em preto polido (o famoso “Black Piano”) é lindo.

O monitor é lindo, mas não faz parte do pacote

Mas o ponto principal da máquina, claro, é o Windows Vista Media Center. É graças a ele (e ao controle remoto incluso) que o micro pode assumir posição central na sala de estar, organizando e reproduzindo suas fotos, músicas e ví­deos. Gravar TV é legal (e mais fácil que num videocassete), pausar TV ao vivo é mais ainda, mas falta um guia de programação com as emissoras brasileiras para que possamos ter uma experiência digna de um “TiVO”: consultar uma grade de programação na tela e, com um clique, agendar gravações para a semana (ou mês) inteiros, sem ter que nos preocupar com horários dos programas e afins. Infelizmente isso depende de um acordo entre a Microsoft e as emissoras, e não da HP.

A máquina me parece posicionada como uma opção para quem quer um bom media center em casa mas precisa de algo mais “em conta” que o m8060BR. O preço sugerido para a configuração mencionada do Pavilion a6140 é de R$ 2.499, sem monitor LCD, que me parece justo. A HP preferiu deixar a opção de incluir um monitor (e modelo/preço) a critério das revendas. Pena, porque a máquina de demonstração estava ligada a um monitor LCD Widescreen de 19 polegadas (HP w1907) muito interessante. Ei povo, quando vocês vão começar a vender LCDs avulsos por aqui, hein?

Próximo post:

Post anterior: