ZTOP+ZUMO

HP SkyRoom quer ser teleconferência boa e barata

hp_skyroom_intro

(Pré) IDF 2009 — Pouco antes do keynote de abertura de Paul Otellini no IDF, a HP reuniu os jornalistas para anunciar seu novo sistema de teleconferência e colaboração remota HP SkyRoom.

Em tempos de crise, em vez de gastar tempo e dinheiro com viagens, por que não investir em sistemas de teleconferência? Essa pergunta em si é mais velha do que andar pra frente, mas a HP afirma ter uma ótima solução que promete trazer a experiência de uso das (caras) salas de teleconferência para o mundo dos desktops — o HP SkyRoom.

O produto foi apresentado por Jeff Wood, que já esteve aqui para lançar a série de Workstantions HP série Z.

hp_skyroom_jeff

Jeff explicou que a grande sacada desse produto é que ele utiliza um codec de vídeo desenvolvido pelo HP Labs capaz de comprimir vídeo de alta qualidade permitindo assim uma melhor experiência de uso para o usuário final. O executivo comentou que essa tecnologia foi usada pela NASA para enviar imagens de alta definição do planeta Marte para a Terra.

Outro atrativo desse sistema é que além de dialogar, o sistema também permite compartilhar informações contidas nos PC de cada usuário como uma planilha eletrônica, uma apresentação e até mesmo um desenho em CAD. Segue abaixo um pequeno vídeo que demonstra um pouco desses recursos.

Uma versão full desse produto já virá instalado na linha de workstations da empresa e em outras linhas estará disponível na forma de demo. O produto também pode ser usado por equipamentos de outros fabricantes e a empresa não cobrará licenças anuais e coisas do tipo. Para melhor uso do sistema a HP também anunciou uma série de acessórios de marca própria (tecnologia Logitech) certificados para uso com o SkyRoom.

Depois da apresentação fui bater um papinho com Jeff e perguntei se o produto já estaria localizado para o português. Ele disse que nessa primeira versão não, mas que já consta na lista de tarefas do produto. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

No final do dia, topei com Andreas Stiller, da C’t e ele estava injuriado com a HP: No fim da apresentação e no próprio release da HP Jeff afirmou que qualquer um (incluindo usuários de sistemas não HP) poderiam comprar uma licença individual do produto a partir de ontem pela bagatela de US$ 149. E não foi isso que ele encontrou lá.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.