ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

HP entra na onda da Web 2.0

OK, a afirmação do tí­tulo acima é minha, mas tudo indica que estou no caminho certo. Durante o HP Mobility Summit 2007, aqui em Shanghai, a empresa apresentou o beta do seu programa Mscapers, um aplicativo aparentemente simpático para handhelds que rodam Windows Mobile e têm GPS instalado.

O Mscapers usa os conceitos de comunidade e colaboração para criar conteúdo. Basicamente, é um sistema onde os usuários podem criar diversos materiais envolvendo mí­dia e localização – jogos em uma cidade, guias turí­sticos de uma região etc. O mais incrí­vel: é um produto (como qualquer bom produto Web 2.0, em beta, claro) que tem licença Creative Commons.

O produto foi criado três anos atrás nos HP Labs e agora foi liberado na web (depois de alguns testes in loco com funcionários da HP e pedestres em cidades como Londres e Shanghai). Já está disponí­vel para cadastro e download – tanto o aplicativo para os PDAs/fones quanto o criador de sistemas (online, mais básico, ou um mais avançado para baixar).

****

Siglas novas para aprender: GAMY, que significa Google, AOL, Microsoft, Yahoo!. Uau! 😛

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin