ZTOP+ZUMO

HP ElitePad 900: tablet corporativo roda Windows 8 Professional

Baseado no processador Intel Atom Z2760 “Clover Trail” o novo modelo deve chegar ao mercado brasileiro no início de 2013.

Além do Envy x2 (anunciado na última sexta-feira junto com o Atom Z2760), a HP anunciou hoje o HP ElitePad 900, uma versão especialmente voltada para o mercado corporativo e aplicações de negócios.

Tivemos a oportunidade de ver um de perto — e em primeira mão — durante um evento da empresa, que ocorreu na última semana em um hotel aqui em São Paulo.

Segundo  Hugo Olivera, diretor da categoria de PCs da HP, a estratégia do ElitePad 900 é de oferecer para o mundo corporativo uma solução capaz de integrar-se sem problemas ao ecossistema de TI da empresa. Nesse caso, o pulo do gato fica por conta desse tablet adotar o novo processador Atom Z2760 baseado na microarquitetura x86, permitindo assim que ele rode a versão Pro do Windows 8 que será anunciado no próximo dia 26 de outubro.

Medindo apenas 9,2 mm de espessura e 750 gramas de peso, a tela do ElitePad tem diagonal de 10,1″ e proporção de 16:10 para garantir a maior área de visualização possível para aplicações de escritório.

Ela também é coberta por uma camada de vidro Gorilla Glass 2, proporcionando assim maior resistência a riscos e maus tratos.

Seu corpo é feito de alumínio usinado em CNC com acabamento levemente fosco, cuja rugosidade proporciona uma maior resistência a marcas de dedos (yaaay!). Além disso, o desenho do gabinete possui linhas levemente curvas e suaves, garantindo assim uma pegada mais confortável e econômica. Note a parte de cima feita de policarbonato negro e que deve abrigar as antenas das suas interfaces wireless.

Curiosamente o modelo demonstrado veio com uma etiqueta que revela mais algumas características desse produto (e seus respectivos fornecedores de peças): 2 GB de memória LPDDR2, discoeMMC de 64 GB, câmera frontal de 2 MP e traseiro de 8 MP, interface Wi-Fi e WWAN (3G?).

Sua única porta de comunicação física é um conector de desenho proprietário localizado na sua base, logo acima do botão Home do Windows 8.

Em cada canto da base vemos as saídas dos alto falantes…

E acima da tela sua webcam frontal.

Atrás a esquerda vemos a câmera traseira de 8 MP, um iluminador de LED a entrada do microfone e o botão de liga/desliga.

Do lado oposto o saída de som/fone de ouvido e uma chave que liga/desliga alguma função do tablet (Wireless?)

Na parte de trás no lado direito vemos o controle de volume…

E do lado oposto o compartimento do cartão Micro-SD (até 32 GB) e SIM que pode ser aberta inserindo uma agulha ou a ponta de um grampo no orifício à direita.

Dando uma olhada no Painel de Controle do Windows, pudemos confirmar que o mesmo estava rodando a versao Pro do Windows 8 que, curiosamente é uma versão de 32 bits. Infelizmente ele não tinha o índice de experiência disponível.

Segundo a HP, um dos grandes atrativos o Elite 900 é seu sistema de jaquetas que além de proteger ainda mais o tablet permitem adicionar mais recursos ao produto. A idéia é que no futuro a HP possa desenvolver alguns modelos feitos sob medida para atender a necessidades especiais de alguns clientes específicos como jaquetas coloridas, com o logo da empresa ou mesmo com recursos adicionais como sensores biométricos, leitor de código de barras etc.

O modelo apresentado — batizado de HP ElitePad Expansion Jacket —  é uma jaqueta de policarbonato que aciona alguns centímetros a mais ao portátil…

… e que se conecta por meio do conector que vimos na base no tablet.

Esse modelo específico incorpora diversas portas padrão de mercado: duas USB 2.0, HDMI, slot para cartão SD/MMC…

… e dois alto falantes frontais, um em cada canto da jaqueta.

Fora isso, essa jaqueta ainda incorpora uma bateria adicional de íons de lítio…

… modelo AJ02XL de 7,4 volts x 21 Wh:

Aqui a jaqueta montada com sua tampa superior encaixada…

… onde podemos ver o ponto de contado da sua interface NFC…

… e as aberturas da câmera traseira/iluminador a LED:

Além do Expansion Jacket, a HP já anunciou o ElitePad Productivity Jacket — um modelo com teclado integrado, portas de conectividade, leitor de cartão SD e suporte traseiro apoiar o tablet numa posição inclinada e o ElitePad Rugged Jacket, uma jaqueta que oferece proteção adicional acima dos níveis militares de confiabilidade, ideal para trabalho de campo, chão de fábrica, empresas de transporte etc.

Outro acessório interessante que nos foi apresentado é o HP ElitePad Docking Station, uma base de acoplamento/recarga cheia de portas de comunicação.

No lado direito temos duas portas USB e uma saída de som…

…do lado oposto um slot para trava anti-furto padrão Kensington e mais duas USB 2.0…

…. e na parte de trás a entrada do adaptador de rede elétrica, porta de rede Ethernet e duas saídas de vídeo SVGA e HDMI:

O mais interessante é que essa base aceita o tablet com ou sem a jaqueta instalada.

Interessante notar que com esse acessório é possível ligar diversos acessórios e periféricos como mouse, teclado, discos externos e até impressoras transformando assim o Elite 900 em um desktop com Windows 8 totalmente funcional. Opcionalmente o usuário pode adquirir um teclado sem fio…

… ou um dispositivo apontador do tipo stylus, o ElitePad Tablet Pen:

O preço sugerido da configuração básica (sem jaqueta) nos EUA deve ficar na faixa dos US$ 600. A previsão é que o produto chegue oficialmente no mercado em janeiro de 2013 e no mês seguinte ao Brasil. Inicialmente o produto será importado e — dependendo da demanda — a HP pode até considerar a sua produção local.

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.