ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

HP adota nova tomada nacional

HP_novo_plugue_small

Hoje foi dia do almoço de fim de ano da HP Brasil com a imprensa, que é algo mais voltado para o social do que anúncios ou novidades propriamente ditas. De qualquer modo, na hora da saída eu topei com o pessoal da organização saindo com alguns equipamentos expostos no evento e vi a caixa acima.

Um grande selo amarelo avisa que o produto contido na caixa já adota o novo plugue de tomada padrão ABNT 14136:2002. Isso não é de se estranhar já que a HP é bem conhecida pela sua política de fazer tudo certinho e de acordo com os conformes.

HP_novo_plugue_detalhe

Achei curioso a empresa informar o link do Inmetro nesse selo, para mim no melhor estilo “Não gostou? Vai reclamar com o bispo!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Henrique

    Eu comprei um notebook em outubro na HP Store de São Paulo e ja veio com o plug novo.
    O pior é a dor de cabeça que este modelo de tomada causou, pois não ha entradas para o plug no escritório e na minha casa.
    A solução foi procurar por um adaptador e foi dificil encontrar um , mesmo nas lojas de materiais de contrução.

  • O que eu não gosto é que a HP usa tomadas tripolares. Sinceramente, para algo portátil como um notebook, que é isolado da rede pelo transformador, e que opera com tensões e correntes baixas, não vejo sentido na tomada tripolar.

    Mesmo em construções em que o aterramento está disponível, ele não está em todas as tomadas, e a natureza portátil do note vai contra ter que fazer uma tomada só para ele. Sem contar o uso em outros ambientes.

    A Dell adota tomadas bipolares, assim como outros fabricantes. Talvez se abster do fio terra exija alguma dose extra de dedicação ao projeto e à segurança dos componentes, e decidamente nenhum projeto é capaz de dar mais segurança ao dispositivo que um aterramento apropriado. Mas simplesmente acho que não vale a pena.

  • Adaptador para essa tomada é complicado de achar ainda. Mas acho interessante eles puxarem a fila para esse novo padrão.

  • Pingback: HP adota nova tomada nacional | WinBrasil()

  • Denis

    Bom comprei meu HP 1220 e veio com esse novo padrão de tomada , mas tive que comprar um adaptador, mas que bom que a HP entrou nosse novo padrão!

  • Antonio Carlos

    Parabéns a HP por adotar o padrão brasileiro!

  • dflopes

    ou compre um cabo de energia bipolar no camelo e enfie na fonte do notebook!!!

    comprei um para deixar em casa, trabalho e universidade!

    Estou mais tranquilo assim.

  • ou… peça ao bispo um adaptador, porque essa tomada vc não vai enfiar em lugar nenhum tão cedo

  • Daniel Barros

    Comprei um dv4-1580br e tbm veio com essa %¨$#&$%%!!@@@ de plug.

    Não existe adaptador da tomada nova pra antiga, pela norma é proibido… Me mandaram trocar a tomada???

    Colocar essa tomada numa geladeira ou máquina de lavar tudo bem, agora num portátil é sacanagem.

    Um alicate resolveu meu problema. Agora estou atrás de um cabo com pinos chatos, pq em viagens ao exterior vai ser dose.

    Viram os preços dos adaptadores??????? Teve um cliente que gastou 150 paus só de adaptador pra inaugurar uma loja…

    Brasil um país de tolos.

  • Leonardo

    Parabéns a HP pela iniciativa. O novo padrão veio por um motivo simples, proteção de nossas vidas. O plugue de aterramento tem esta função, fazer uma corrente elétrica que circularia pelo nosso corpo circular pelo aterramento. Se a instalação não possui fio terra ou a tomada não está adequada tem de ser corrigido, quebrar o plugue é igual a arrancar o air-bag do carro, você mata a proteção.
    Chega de gambiarra, chega de sermos aqueles que resolvem tudo com adaptador, no "jeitinho". A resistência ao novo é característica humana, mas vamos pensar melhor antes de meter o pau sem critério.
    Parabéns novamente HP!

    • Christian

      Se segurança fosse o motivo real, teria-se adotado o padrão americano de plug, aquele de dois pinos chatos mais um terra redondo com o qual já convivemos há tanto tempo.

      Abra os olhos: o padrão único brasileiro veio apenas para dificultar o uso de aparelhos estrangeiros, para criar uma "reserva de mercado" no país.

      E depois ainda ficam aplaudindo e dando parabéns para a empresa. Espero que gostem de gastar dinheiro com adaptadores, ainda mais com os preços inflacionados que vão aparecendo. Ou de trocar as tomadas de suas casas.

      Como disse o Daniel aí em cima: Brasil, um país de tolos.

      • Grucom

        Quanto comentário incoerente junto!

        Qualquer um que cita o modelo americano de tomadas deve conhecer bem pouco o que está dizendo, tendo em vista que existem outras dezenas de modelos melhores. É falta de informação dizer uma coisa dessas, e pior: travestido da arrogância de quem não conhece mas quer comentar algo só para falar.

        Na Alemanha, por exemplo, a tomada é plástica e só tem a ponta metálica para evitar os choques ao se retirar a tomada (de 220v por padrão deles, que resulta em choques bem mais sérios que os de 110v devido à amperagem ser muito maior).

        Nos EUA, não! O que demonstra como o sistema dos EUA de tomadas é burro e ineficiente. Mas para saber isso tem que se ter uma base de comparação maior que o "achismo".

        Isso é razão o bastante para sermos contrários a termos que padronizar nos moldes do "único país que as pessoas têm na ponta da língua pelos filmes e séries" ou de qualquer outro.

        Me espanta ainda ouvir coisas como "o padrão americano é o que deveríamos seguir". É comentário digno de quem sai da "house" levar o "child" pro "nursery" do "shopping" e depois quando ele mudar para os "teens" aproveita para escrever abobrinha online.

        A propósito, queria ver os mesmos que dizem estas coisas morarem numa casa que com um soco você arrebenta a parede. É o padrão da construção de casas nos EUA e tenho certeza se fosse aqui todos reclamariam.

        Sinceramente, todos os países do mundo têm tomadas próprias. Deveria ter um padrão ISO internacional, mas não tem, não pra isso (sim, a ISO vacilou feio nessa. Falha da ISO.

        A ABNT agora está obrigando todas as construções a terem aterramento, mas claro que isso não interessa aos que resolvem tudo no "jeitinho".

        A instabilidade de redes elétricas é algo comum aqui e lá fora. Tem um agravante para nós: pelo fato de no Brasil termos os raios mais fortes do mundo devido à nossa condição tropical única (tanto é que nossos pára-raios são calculados para uma carga incrivelmente maior), temos sim que ter um aterramento mais eficiente.

      • Gurcom

        Sabe a quantidade de incêndios e sobrecargas de transformadores causados pelo retorno de energia no Neutro da linha de energia? Acha que custa quanto um transformador para as prefeituras? Preferia isso gasto em lápis, livros e remédios; e você?

        Aliás, alguém mais falou que "90% das construções não têm aterramento". Bom, deve ter feito um curso bem ruim de engenharia/arquitetura, qualquer profissional que se preze sabe que as caixas de disjuntores de qualquer rede são obrigadas a terem aterramento e de fato têm em muito mais que 10% das construções do país, algo como 3/4, mesmo no interior, onde usam o aterramento direto das casas por barra de cobre (altamente eficiente). E mesmo assim o retorno no Neutro é tão alto que qualquer um pode checar montando o sistema de uma lâmpada de lanterna ligada com a fase no neutro e aterramento do neutro da lâmpada com cobre ou na caixa de metal direto.

        O quarto restante é constantemente atualizado sempre que há venda dos imóveis, na vistoria feita pelas companhias elétricas ou em caso de sobrecarga. Excluem-se daí construções precárias como favelas. Nesse caso qualquer um poderia argumentar que elas são responsáveis por grande parte das residências totais brasileiras. Só tem um porém: elas não seguem normas de construção nem estão em terreno que poderia ter aval de qualquer prefeitura ou órgão governamental. Algo muito mais sério que todas as bobagens que venho lendo, é risco de vida para os moradores e um problema de 1ª ordem.

        Concordo totalmente com o "Brasil, um país de tolos". É o único país do mundo em que todos torcem pela Copa mas ninguém é capaz de pensar no próprio país, estado, cidade ou mesmo bairro em que mora.

        A propósito, alguém acha risível proteção contra choque? Fique velho e tenha a mão instável e diga que não prefere toda a proteção possível. Ou espere seu filho de 10 anos plugar o mp3 na tomada e fica tranqüilo porque agora ele, distraído vendo tv enquanto faz isso, não pode mais correr risco por conectar nada errado.

        Um exemplo trágico e comum: a ABNT obrigou todos os fabricantes de fogão que no manual de instalação esteja claro o aviso que na instalação do botijão de gás (não é bujão, é botijão, a propósito) deve ser instaladas mangueiras de metal se estas passarem atrás do forno, para evitar derretimento e explosão. Quantos obedecem? Se tirarem os de PVC do mercado imagino que todos vão chiar do preço mais caro do de metal, não é? O susto do preço é menor do que o de saber as estatísticas com qualquer médico da ala de queimados, pode apostar.

        Precisamos de mais cidadãos atuantes vendo o que tanto gastam nosso dinheiro de impostos e de menos reclamões de qualquer tentativa de pôr as coisas em ordem que façam.

    • Daniel Barros

      Hahhaha vc deve viver em outro mundo… em 15 anos de profissão nunca vi uma casa com terra em todas as tomadas… 99% das residencias do Brasil não tem projeto elétrico, que faz a instalação geralmente é o pedreiro semi analfabeto… Nem em industrias a norma é seguida 100%.

      E me diga aonde que é necessário fio terra em um notebook que é isolado da rede pela fonte???

      Essa porcaria de plug foi criada p/ evitar choques, não por causa do fio terra e sim pelo seu formato afundado…

      Tanto que existem 4 tipos de tomada. Bipolar 8 e 10mm , tripolar 8 e 10mm.

      Só não resolveram o principal problema.. uma criança ainda consegue enfiar um objeto metalico pontudo e vai continuar tomando choque.

      De resto isso ai foi feito pra dar mais prejuizo.. Só isso… E claro lucro pra quem fabrica tomadas e adaptadores.

  • sandro

    Qual padrão internacional? segue padrão internacional pra não se complicar … e se o produto vem de fora como fica ? ABNT ??? esqueceu a ISO ??

    • Fernando

      Não existe pada~ro internacional , existe padrão de concepção do plugue, estamos acostumados com o padrão americano por isso o chamamos de "internacional" cada pais ou região tem o seu.

  • dr_d3vil

    Pela norma estão proibidos os adaptadores?! Já faz um tempo que os vejo a venda nas lojas de elétrica. E são de um conceituado fabricante.

  • raciel

    comprei um notebook IDEAPAD da Lenovo em Setembro desse ano, e ele já veio com o plugue novo tb…

    abs

  • Patricia

    O Inmetro só quer mesmo dificultar, mas pelo que eu soube, os produtos importados a partir de janeiro de 2010 ou fabricados aqui a partir desse mesmo mês não poderão ter outro padrão de tomada. Quem cumpre a lei, vai se adaptar. Acho absurdo não permitirem adaptador e terem demorado anos para (não) educar a população. O padrão foi definido há anos…

  • Douglas Belmonte

    Deveriam usar (como o amigo aí em cima comentou) o padrao americano duas conxoes chatas com redondas mais terra. Pronto compatível com todos os produtos que conhecemos e seguro por ter a conexão do fio terra.
    Como todos sabemos esse padrão visa extraoficialmente atrapalhar a entrada de produtos estrangeiros e incentivar a ind. nacional. O que eu acho totalmente correto.
    Quem burla a lei para não pagar imposto é tão corrupto quanto os políticos que estão no poder porém em um grau menor mas continua sendo corrupção. Isso é inegável

  • Daniel

    Recentemente aqui na empresa trocaram todos os notebooks antigos para notebooks HP.
    Realmente as caixas vem com esse adesivo amarelo.
    O interessante é que dentro da caixa vem dois cabos o padrão ABNT e o antigo (dois pinos chatos e o terra redondo). Voce encaixa na fonte do notebook aquele que preferir.

  • Carlos Mafort

    O dito padrão "brasileiro" é na verdade um padrão internacional elaborado pela IEC (International Electrotechnical Commission). O Brasil é o primeiro a adotá-lo, e possivelmente outros virão com o tempo…

    http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

    Abraços
    Carlos Mafort

  • rubia

    Eu não consigo encontrar um adaptador para esse novo modelo de plugue, Comprei um Not HP + tá um transtorno encontrar adaptador. Vcs sabem se tem algum site que posso comprar ?

  • Geraldo Barbi

    Esse é o país do Mula. Quem fez o lobby eu não sei, mas vai encher a burra de dinheiro com um monte de gente do governo. É sempre a mesma coisa. Quem paga a conta é o povo e o vagabundo continua fazendo sucesso entre aqueles que recebem os 100 reais para nada fazer.