ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget refrescante do dia: Hie Gurumi Kumamon

Mistura de boneco de pelúcia com bolsa de gelo, o Hie Gurumi promete dar um refresco nestes dias de calor infernal pós-aquecimento-global.

Da série “como é que ninguém pensou nisso antes?”, o Hie Gurumi é um brinquedo que chama a atenção por ser um bom exemplo de idéia pensada “fora-da-caixa”, já que o bom senso diz que bichos de pelúcia estão mais associados com fofura, calor e ternura só que — neste caso — a parte quente ficou de fora.

Como assim? É que depois de ficar de molho na água por uns 40 segundos e colocado no freezer para congelar, o Hie Gurumi vira numa espécie de bolsa de gelo cuja sensação de prazer e refrescância parece ser a mesma de esborrachar uma casquinha de sorvete na testa — porém sem a parte de pagar mico.

Hie_gurumi_instrucoes

Esse produto foi criado em 2011 pela empresa Wiz Co. (a mesma que co-inventou o Tamagochi em 1996) e foi lançado originalmente na forma de pinguim (duh!), urso polar (duuuh!!!) e urso panda (humm… ookay!), recebendo no ano seguinte as versões tartaruga, golfinho e foca.

Hie_gurumi_tipos

Já a novidade deste ano é a versão Kumamon, um mascote (ou mais exatamente um Yuru-kyara) criado em 2010 pela prefeitura de Kumamoto, para atrair turistas para a região depois que a linha de trem-bala Kyushu Shinkansen chegou à cidade:

Hie_gurumi_kumamon2

Uma das grandes sacadas desse personagem é que, além da sua aparência fofa e da sua mardita música com dancinha que não sai da cabeça (apesar de ter adorado a versão robótica)— Kumamon é considerado um “bem público” ou seja, qualquer entidade/empresa interessada em usá-lo em algum produto / serviço / campanha de mídia só precisa entrar com um pedido de autorização na prefeitura de Kumamoto e, se aprovado, pode usá-lo sem pagar royalties! Isso ajudou na sua divulgação (e da cidade) ao ponto de torná-lo extremamente popular em todo o arquipélago japonês, rivalizando com Mickey Mouse e até mesmo Hello Kitty.

De fato, ele até virou caso de sucesso no exterior com direito a palestra na Universidade de Harvard.


kumamon

O Hie Gurumi Kumamon está disponível em dois modelos (de pé e sentado) pelo preço sugerido no Japão de 998 ienes ( ~R$ 23 ) e pode ser encontrado no Amazon.jp.

Cool!

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.