ZTOP+ZUMO 10 anos!

HD DVD com um pé na cova (e o Blu-ray empurrando)

Fontes da indústria disseram nesse sábado que a Toshiba está reavaliando sua estratégia de negócios com o padrão HD DVD, pensando até em encerrar sua produção se continuar perdendo mercado para o Blu-ray.

Essa informação foi divulgada ontem pelo jornal Japan Times e, se tal previsão se confirmar, é certo que a guerra pelo domí­nio do mercado de players de DVD de alta definição será ganha pelo consórcio de empresas lideradas pela Sony.

Essa história começou a rolar com a notí­cia quando a rede de varejo Wal-Mart confirmou na última sexta (15/02) que suas mais de 4 mil lojas (incluindo o Sam’s Club) irão trabalhar apenas com players e mí­dias em Blu-ray, alegando estar ouvindo a preferência de seus clientes.

Mesmo o a queda dramática de preço de seus players de HD DVD, a Toshiba não está conseguindo reverter a tendência do mercado í  favor da Sony, e esse anúncio pode ter sido o golpe final para o HD DVD fazer companhia ao Betamax no limbo da história.

Henrique comenta: se confirmada, até que foi rápida a morte do HD DVD. Agora como fica a questão da suposta superioridade dessa mí­dia para lidar com dados no PC?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.