ZTOP+ZUMO 10 anos!

Hands-on: Samsung Galaxy Camera 2

Existe uma velha máxima no mercado de tecnologia que diz “nunca compre a primeira versão de um produto. Espere pela segunda, que terá melhorias“. É o que aconteceu com a Samsung Galaxy Camera: sua primeira versão era a entrada em um mundo novo das câmeras conectadas, e a segunda, anunciada na CES 2014, traz pequenas melhorias e mudanças.

SONY DSC

A primeira alteração fundamental em comparação à Galaxy Camera original é a ausência do 3G/4G: o novo modelo, ainda sem data para chegar ao mercado, vem com conexão de dados apenas Wi-Fi. O conceito das câmeras conectadas é crescente – Nikon e Samsung já usam Android, e fabricantes como Sony e Panasonic adotaram a tecnologia em alguns dos seus modelos também. Câmeras híbridas com 3G/4G devem ficar com a linha Galaxy Zoom de telefones com câmera com zoom óptico integrado.

O mais interessante aqui, já que é um Android, é a possibilidade de compartilhar instantaneamente as fotos para redes sociais (Instagram! Facebook! Snapchat!). E, bem, rodar aplicativos e games (Angry Birds! Angry Birds! Angry Birds!). Ao usar a câmera, dá para notar que ela está bem mais rápida em comparação ao modelo original.

SONY DSC

A  Galaxy Camera 2 vem com Android 4.3 e usa um processador quad-core de 1,6 GHz, com 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, expansível com cartões microSD. Na parte da câmera, se mantém os  16,3 megapixels de resolução e zoom óptico de 21x com estabilização de imagem do modelo original.

Nem a interface da câmera mudou: mantém os diversos modos de uso (incluindo automático, prioridade de abertura, prioridade de velocidade e manual), além de 28 modos pré-configurados, incluindo o curioso Selfie Alarm.

SONY DSC

SONY DSC

Outra adição bem-vinda ao hardware da Galaxy Camera 2 é a tecnologia NFC, para tornar mais fácil e rápido o pareamento e transferência de fotos para smartphones. De resto, a câmera ficou mais fina e leve (132.5 x 71.2 x 19.3 mm, 283g).

SONY DSC

SONY DSC

E, como não poderia deixar de ser, o acabamento de couro sintético presente nos Galaxy Note 3 e nos novos Galaxy Pro também faz parte da Galaxy Camera 2, que virá em branco…

SONY DSC

…e também em uma versão em preto.SONY DSC

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pedro Ivo 20/01/2014, 22:37

    Henrique martin, você deu uma gaguejada no texto aí, logo abaixo da segunda foto o texto ficou assim: “A Galaxy Camera 2 Galaxy Camera 2 vem com Android 4.3 e usa um processador quad-core de 1,6 GHz, com 2 GB de RAM…”

    • Henrique Martin 20/01/2014, 23:08

      ops, corrigido. obrigado!