Hands on: ZTE MF645 (3G + TV Digital)

H

ZTE_MF645_intro

Nos bons tempos antes do dia 11 de setembro de 2001, o companheiro fiel de muitos geeks era o canivete suíço. Os tempos mudaram, o mundo ficou menor e mais conectado, mas a idéia de um dispositivo multifuncional de bolso de um certo modo sobrevive em novos produtos, como o Digital TV HSPA DUSB Stick MF645 da ZTE, uma combinação de memory stick com modem 3G e receptor de TV digital 1-Seg integrado num dispositivo não maior que um canivete de bolso.

Flagrado pela primeira vez no stand da empresa no Futurecom 2009 e disponível pela operadora Vivo de São Paulo, Rio e Brasília desde o final do mês passado, tivemos acesso a uma versão preliminar que, curiosamente, veio na cor preta com detalhes em vermelho — ao contrário da versão comercializada nas lojas, na cor branca com detalhes em roxo. Eu particularmente gostei mais desse modelo. Seu preço varia de acordo com o plano de assinatura o que pode variar de R$ 79 até R$ 249. Segundo a ZTE, esse produto também estará disponível pela operadora Claro a partir do início de 2010 no Brasil e antes disso na Argentina e no Chile.

ZTE_MF645_overview_small

Seu SIM card fica numa espécie de suporte que se encaixa num slot localizado na frente do dispositivo, se mantendo firme nessa posição.

ZTE_MF645_SIM_small

Como era de se esperar, o MF645 vem equipado com uma pequena antena telescópica de quatro segmentos de 12 cm de comprimento. Quando fora de uso, ela fica dobrada num recesso do modem, o que minimiza a possibilidade do mesmo abrir acidentalmente.

ZTE_MF645_antena

Do outro lado existe uma segunda entrada para antena externa e …

ZTE_MF645_ant_ext

… ao lado da mesma ainda existe um segundo slot para um cartão micro-SD que acreditamos servir para armazenar dados.

ZTE_MF645_MicroSD_small

Uma coisa que gostei nesse gadget é que o software  já vem gravado no modem e aparece no computador como um CD de instalação.

ZTE_MF645_CD

O mais interessante é notar que o dispositivo já vem com drivers para Windows (duh!), Mac OS (uia!) e Linux (uia! uia!). Segundo o Leiame.txt contido no diretório Linux “esse aplicativo foi testado no Linux 2.6.20 e mais recentes. Se você tem uma versão antiga instalada, nós recomendamos atualizá-lo antes de continuar. O Vivo_3G suporta Fedora 8/9/10/11, uBuntu8.04/8.10/9.04, Debian 4.0/5.0, OpenSuse10.3/11″.

Leia essa documentação na íntegra aqui e aqui.

ZTE_MF645_CD_files

O processo de instalação é o mesmo de outros modems 3G da Vivo e a apresentação também é praticamente a mesma, com exceção da presença do ícone de TV que ativa a aplicação de TV 1-seg. Interessante notar que a TV não funci0na se esse programa não estiver ativo e conectado na rede celular.

ZTE_MF645_main_screen

O programa de TV em si é bastante simples: liga/desliga, seleção de canais, tela cheia, screenshot da tela, configuração de canais e controle de volume. Nada de time-shifting, gravação de vídeo, informação dos programas, Ginga…

Como sempre falamos, localização é tudo para se ter uma boa qualidade de imagem o que — no caso da TV Digital — é uma situação mais crítica já que no caso de sinal fraco, a tela fica preta.

ZTE_MF645_TV1_small

E como o modo 1-seg é voltado para uso em dispositivos móveis com telas pequenas, o seu modo de tela cheia no notebook também não é nada de encher aos olhos.

ZTE_MF645_TV_fullsc_small

Assim, podemos dizer que gostamos da idéia de integrar um receptor de TV 1-seg num modem 3G no sentido de ser um atrativo a mais para os usuários desse serviço que economizam tanto no slot quanto da não necessidade de pagar um receptor dedicado.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos