ZTOP+ZUMO

Hands-on: ultrabook Acer Aspire S7 (11″ e 13″)

Vi o Acer Aspire S7 pela primeira vez em junho, durante a Computex 2012. Agora, durante a IFA 2012, deu para ter mais tempo de “intimidade” com os dois ultrabooks da marca taiwanesa – e fazer uma pequena e divertida descoberta. 

Os dois modelos são feitos em corpo único de alumínio (como os MacBooks) com apenas 12 mm de espessura (com processador Intel Core) e terão versões de 13″ (tela Full HD protegida com Gorilla Glass) e de 11″ (também full HD), ambas com a tela sensível ao toque) e teclado retroiluminado.

Mas o mais legal é que o modelo de 13″ é contorcionista com problemas de alongamento. Ele não chega a virar um tablet (deixando tela de um lado e teclado do outro), mas se estica a quase 180 graus para… ser usado no sofá (sério, o carinha do estande da Acer me falou isso). Faz sentido, mas é estranho (e, bem, a Acer não tem sofás de demonstração no seu estande).

Vale destacar as duas portas USB 3.0 e o leitor de cartões de um lado…

E, do outro, o conector de energia, uma saída de vídeo HDMI, o conector para fones de ouvido e o botão de liga-desliga.

Mas olhando embaixo da máquina notei algo diferente: o que parece ser o selo de “Windows original” fornecido pela Microsoft:

Vendo mais de perto…

Já o modelo de 11″ é mais elegante e menos dobrável…

E traz menos portas que o modelo maior: uma USB 3.0 de cada lado e um leitor de microSD (!), além do liga-desliga.

Na parte inferior da máquina, o mesmo selo da Microsoft, agora como outra cor.

A Acer não divulgou preço ou data de lançamento ainda, mas deve ser junto com a chegada do Windows 8, no fim de outubro. De qualquer modo, não espere muito barulho em cima dessas máquinas no mercado brasileiro: a Acer mal fala com a imprensa local e raramente envia amostras de produtos para reviews. Parece até que aprenderam com um pessoal “positivo” lá de Curitiba, viu?

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin