ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: TV Semp LED 14″ HD

No novo mundo das TVs , com definição monstro e tamanho gigante, costumamos esquecer que até dez anos atrás (ou menos) nossas telas eram menores.

A TV Semp LED 14″ HD (modelo LE1474W) une os dois mundos: uma tela fina e pequena de apenas 14 polegadas. É um modelo pequeno para ficar na cozinha ou instalar no banco traseiro do carro para distrair crianças durante uma viagem.

Ao tirar a TV da caixa, a sensação que dá é que estou lidando com um brinquedo: com toda a estrutura em plástico e pesando apenas 1,8 kg, é um produto extremamente leve, que dá para ser carregado com uma mão só. E fino também: mede apenas 35 x 24,4 x 6,3 cm.

tv semp LE1474W - 02

Para dar uma ideia do tamanho, a TV de 14″ à frente da minha TV de 42″. O mais curioso: as duas têm a mesma resolução (720p, 1.366 x 720 pixels).

tv semp LE1474W - 03

Como padrão nas TVs nacionais, o modelo da Semp vem com sintonizador digital integrado. Como a Zumocaverna é um buraco negro de sinal digital (analógico nem pensar), a TV até encontrou os canais, mas nada de imagem (problema meu, não da TV).

tv semp LE1474W - 04Ao ligar a TV de 14″ a uma fonte digital via HDMI, a coisa melhora: a imagem é boa!

tv semp LE1474W - 05

E, ops, um pixel morto no canto inferior esquerdo.

tv semp LE1474W - 10

O problema (ou solução!) de uma tela tão pequena é que a diferença de imagem em transmissão padrão para a em alta definição é mínima. Aqui, manobras de ginástica em HD…
tv semp LE1474W - 09

Ao alternar para o canal SD, praticamente a mesma coisa. O canal em HD tem um pouco a mais de nitidez apenas. tv semp LE1474W - 08

E a TV pequena sofre do mesmo, velho e bom problema de ângulo de visualização da tecnologia LCD: de frente é lindo…tv semp LE1474W - 11

Mas se deitar no sofá ou ver de lado, não presta por conta da distorção de cores no painel.

tv semp LE1474W - 12 tv semp LE1474W - 13

Entretanto, observando melhor os detalhes da TV de 14″, dá para entender para que tipo de público esse modelo é direcionado: criança no carro (ou avó na cozinha!).

Nagano comenta: Para os olhos de alguns, esse produto pode parecer simples e até despojado, mas acredito que ele tenha o seu público principalmente entre taxistas, motoristas de caminhão, dentistas, vigia de cemitério, porteiros e até manobristas de estacionamento que adorariam ter um desses por perto para — numa horinha de folga — ver a novelinha das oito nove ou o jogo da quarta feira.

O alto-falante central (2W RMS, bem fraquinho) fica à frente da tela…

tv semp LE1474W - 14

Com um LED indicador de estado e o receptor infravermelho do controle remoto.
tv semp LE1474W - 15

Uma antena no topo…tv semp LE1474W - 16

E as entradas de energia e de sinal de vídeo na traseira, assim como um suporte em um estranho padrão com dois pontos de fixação (note que essa foto foi feita com a tela ligada: dá para ver a iluminação do painel vazando por trás e o cabo flat ali na parte inferior).tv semp LE1474W - 17

Entradas de vídeo: uma porta USB (roda fotos e vídeos em pen drives), uma HDMI, uma vídeo composto e uma vídeo componente, além de entrada para antena externa/cabo.

tv semp LE1474W - 19

Atrás da tela também ficam os controles de liga/desliga – canais – volume/menu – fonte de vídeo. Com a TV ligada, não precisa virar a tela para ver o que cada botão faz: pressione um e a TV mostra a sequência dos botões na tela.
tv semp LE1474W - 18

Mas dá para usar o controle remoto, claro.

tv semp LE1474W - 20

Por ser tão leve e básica (nada de smart tv! nada de internet! nada de 3D! só TV mesmo), a televisão reduzida da Semp vem com um acessório essencial na caixa: um cabo de força adicional 12V para ligar no acendedor de cigarros do carro. tv semp LE1474W - 21

O modelo da Semp já está à venda pelo preço sugerido de R$ 499.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin