ZTOP+ZUMO

Hands-on: Sony Xperia Z1

Anunciado na IFA 2013, o smartphone Sony Xperia Z1 é daqueles aparelhos que você pega na mão pela primeira vez e tem plena certeza de que é algo incrível.

Nem tanto pelos números superlativos dele: tela de 5″ Full HD, processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz, 16 GB de armazenamento interno (expansível com cartões microSD) e uma câmera com sensor de 20,7 megapixels, além de uma bateria não-removível de 3.000 mAH (a média dos smartphones atuais fica entre 1.800-2.100 mAH).

Seu design lembra muito o Xperia ZQ, mas com a troca do plástico traseiro por vidro, em um acabamento elegante e que tem uma boa pegada na mão – e tem proteção IP55/58 contra água e poeira.

sony xperia z1 - 02

A interface é a mesma tradicional da Sony – talvez a minha única grande queixa contra esse aparelho: com tela tão grande, sobra espaço em branco.sony xperia z1 - 03

A traseira com acabamento em vidro:

sony xperia z1 - 04

E o detalhe da câmera de 20 megapixels com um sensor maior (mais sobre isso abaixo).

sony xperia z1 - 05

Na lateral, a entrada para o conector microSD e a porta microUSB.

sony xperia z1 - 09

Acima, a entrada para headset. Note o detalhe das curvas:sony xperia z1 - 08

E do lado direito, a porta para o cartão microSIM da operadora, o botão de liga/desliga, um controle de volume mais discreto e o botão disparador da câmera.
sony xperia z1 - 07

A luz de notificação foi para a parte superior do telefone:

sony xperia z1 - 06

E o aparelho roda Android 4.2.2 já:

sony xperia z1 - 10

Mas a câmera é a parte mais divertida da história. A Sony Mobile incorporou comandos e controles comuns às câmeras da família, como o modo superior auto (i+), que configura tudo sem maiores problemas.

sony xperia z1 - 11

Mas existe integração da câmera com aplicativos de terceiros. E o modo Manual (e nele apenas) você tira fotos na resolução máxima. sony xperia z1 - 12

Que é de 5.248 x 3.963 pontos. sony xperia z1 - 13

Os vídeos chegam a 1080p (com opção de HDR, como no Xperia ZQ). sony xperia z1 - 14

A Sony montou uma área no estande para mostrar (e esnobar um pouco) o novo sensor da câmera, com tamanho maior (1/2.3 polegada). sony xperia z1- cam1

E tem até um wafer de chips à mostra:

sony xperia z1- cam2

Para quem nunca viu de perto:

sony xperia z1- cam3

Em uma feira, é humanamente impossível testar a câmera – o ambiente é controlado, a iluminação mais ainda e óbvio que não vão deixar você tirar as imagens do celular para publicar em algum lugar.

Mas uma demo de situação de luz baixa permite ao menos fazer uma comparação: a câmera do Xperia Z1 manda bem em baixa luz (apesar de ter um ruído altamente perceptível na imagem). Não consegui o mesmo resultado com meu velho e bom Nokia Lumia 920, que funciona extremamente bem em situações de baixa luminosidade.

sony xperia z1- cam4

No Lumia (abaixo) dá para ver apenas as velas:

sony xperia z1- cam5

Nada de preço do Sony Xperia Z1, mas sua versão brasileira virá com sintonizador de TV digital integrado.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin