Hands-on: Sony Xperia Z1

H

Anunciado na IFA 2013, o smartphone Sony Xperia Z1 é daqueles aparelhos que você pega na mão pela primeira vez e tem plena certeza de que é algo incrível.

Nem tanto pelos números superlativos dele: tela de 5″ Full HD, processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz, 16 GB de armazenamento interno (expansível com cartões microSD) e uma câmera com sensor de 20,7 megapixels, além de uma bateria não-removível de 3.000 mAH (a média dos smartphones atuais fica entre 1.800-2.100 mAH).

Seu design lembra muito o Xperia ZQ, mas com a troca do plástico traseiro por vidro, em um acabamento elegante e que tem uma boa pegada na mão – e tem proteção IP55/58 contra água e poeira.

sony xperia z1 - 02

A interface é a mesma tradicional da Sony – talvez a minha única grande queixa contra esse aparelho: com tela tão grande, sobra espaço em branco.sony xperia z1 - 03

A traseira com acabamento em vidro:

sony xperia z1 - 04

E o detalhe da câmera de 20 megapixels com um sensor maior (mais sobre isso abaixo).

sony xperia z1 - 05

Na lateral, a entrada para o conector microSD e a porta microUSB.

sony xperia z1 - 09

Acima, a entrada para headset. Note o detalhe das curvas:sony xperia z1 - 08

E do lado direito, a porta para o cartão microSIM da operadora, o botão de liga/desliga, um controle de volume mais discreto e o botão disparador da câmera.
sony xperia z1 - 07

A luz de notificação foi para a parte superior do telefone:

sony xperia z1 - 06

E o aparelho roda Android 4.2.2 já:

sony xperia z1 - 10

Mas a câmera é a parte mais divertida da história. A Sony Mobile incorporou comandos e controles comuns às câmeras da família, como o modo superior auto (i+), que configura tudo sem maiores problemas.

sony xperia z1 - 11

Mas existe integração da câmera com aplicativos de terceiros. E o modo Manual (e nele apenas) você tira fotos na resolução máxima. sony xperia z1 - 12

Que é de 5.248 x 3.963 pontos. sony xperia z1 - 13

Os vídeos chegam a 1080p (com opção de HDR, como no Xperia ZQ). sony xperia z1 - 14

A Sony montou uma área no estande para mostrar (e esnobar um pouco) o novo sensor da câmera, com tamanho maior (1/2.3 polegada). sony xperia z1- cam1

E tem até um wafer de chips à mostra:

sony xperia z1- cam2

Para quem nunca viu de perto:

sony xperia z1- cam3

Em uma feira, é humanamente impossível testar a câmera – o ambiente é controlado, a iluminação mais ainda e óbvio que não vão deixar você tirar as imagens do celular para publicar em algum lugar.

Mas uma demo de situação de luz baixa permite ao menos fazer uma comparação: a câmera do Xperia Z1 manda bem em baixa luz (apesar de ter um ruído altamente perceptível na imagem). Não consegui o mesmo resultado com meu velho e bom Nokia Lumia 920, que funciona extremamente bem em situações de baixa luminosidade.

sony xperia z1- cam4

No Lumia (abaixo) dá para ver apenas as velas:

sony xperia z1- cam5

Nada de preço do Sony Xperia Z1, mas sua versão brasileira virá com sintonizador de TV digital integrado.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Por Henrique Martin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos