ZTOP+ZUMO

Hands-on: Samsung ATIV Tab

O Samsung ATIV Tab, primeiro tablet com Windows RT da fabricante coreana, deve chegar ao Brasil ainda este ano, depois do lançamento oficial do Windows 8/RT no final de outubro.

O aparelho – em demonstração na IFA 2012 – faz parte da família de produtos com o novo Windows, anunciada durante a feira. É um dos poucos modelos que vi até hoje sem um teclado acoplado (mas não duvido que a Samsung não ofereça isso como opcional).

As configurações divulgadas pela Samsung citam apenas peso (570 gramas), tela de 10,1 polegadas, espessura de 8,9 milímetros, bateria de 8,200 mAh (que deve durar bastante, e estou muito curioso para saber como esses tablets lidam com a bateria em situações reais), porta USB e uHDMI. O pacote de software – como em todo tablet com Windows RT – inclui o Office Home and Student RT.

Mas ao botar a mão no tablet e vendo como ele funciona – e responde rápido ao toque na tela…

Dá para descobrir novos detalhes, como o uso do processador Qualcomm Snapdragon S4 de 1,5 GHz… e não encontrar informações sobre o desempenho do Windows (afinal, estamos em um Windows para ARM, não para X86). E tem 2 GB de RAM, com suporte (óbvio) a toque na tela.

O design segue a mesma linha dos Galaxy Tab com Android de 10″, com corpo em plástico e bastante fininhos. Muda o acabamento traseiro, agora com uma cor metalizada.

E olha a porta USB e a uHDMI, além de uma entrada para cartão microSD.

E apesar de não ter usado nada do Office RT ainda, o pacote me pareceu igual ao do Windows x86 convencional.

Aproveitei para fazer um vídeo do tempo de boot do Windows RT e matar a curiosidade:

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin