ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Roteador Comtac 3G/Wireless N

Roteadores Wi-Fi com entrada para modems 3G estão cada vez mais populares. O modelo da Comtac (com o grandioso nome “Roteador 4 Portas Sem Fio – N Internet Móvel 3G HSDPA/HSUPA”) quebra um bom galho quando falta uma conexão rápida por cabo.

O Comtac funciona, claro, como um roteador convencional ligado a um modem/cable modem. Mas nem pensei nisso ao mexer nele. Peguei meu modem USB 3G (Huawei E156B) e espetei nele para ver como se comportava. E manda bem, olha só.

Todo o processo de configuração é feito pela web, e um assistente resolve isso rapidinho. Veja que existe a opção “sempre conectado”:

O roteador vem quase pronto para as APNs das principais operadoras móveis brasileiras (ficam faltando “nome de usuário” e “senha”, que costumam ser o próprio nome da operadora):

O hardware do Comtac segue o padrão dos roteadores wireless domésticos: quatro portas Ethernet, uma WAN, botão de reset, porta USB (sem precisar de cabo adaptador, como o modelo da Edimax) e entrada de energia, além de duas antenas:

Em funcionamento, fica assim (note a luzinha verde de conexão fraca do modem…):

Um recurso curioso é que o Comtac permite usar endereços DNS alternativos a partir de uma configuração avançada (alguém aí já usou algum desses serviços?):

Outro recurso interessantíssimo no hardware é o primeiro botão da imagem abaixo:

Se você contar apenas com uma conexão 3G, esse botão atua como liga/desliga do modem. Parou de trabalhar? Só apertar e desligar. Quer voltar? Pressione novamente. Vale lembrar que o roteador da Comtac funciona em 802.11n apenas em modo misto (junto com conexão b/g), o que não é necessariamente um problema:

Pelo preço sugerido de R$ 368, o roteador 3G/Wi-Fi da Comtac é, como o modelo da Edimax, um aparelho que funciona de maneira convencional (cabo + wi-fi) e que tem um backup para conexão (o 3G). Eu, particularmente, não acredito que estamos no ponto em que modems 3G substituem uma conexão a cabo/ADSL convencionais, muito mais baratas, confiáveis e rápidas. Mas, na hora do aperto – e da necessidade de compartilhar o ponto de rede -, roteadores como o da Comtac quebram um bom galho.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Esse serviço de DNS dinâmico te permite ter um endereço na internet que é redirecionado para o IP dinâmico da sua conexão.

    • rubens

      Aí, independente do seu IP, você pode ser "acessado" por um endereço fixo. VNC, por exemplo.


      É engraçado como essa moda de "MiFi" pegou muito atrasado nos EUA, quando aqui mesmo no Brasil já existem vários modelos genéricos pra isso.

      … Henrique:
      O 11n é 2,4GHz ou 5 também?
      A rede cabeada é fast ou gigabit?

  • kylefurtado

    Realmente, é bem útil e funcional. Mas vale a pena?

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Hands-on: Roteador Comtac 3G/Wireless N -- Topsy.com()

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • dflopes

    interessante, por dois aspectos.
    a) usar 3g como backup
    b) wigi-n (apesar do modo misto)

    Temos preço?

    E vc e toda a internet tem a mesma impressao:
    "não acredito que estamos no ponto em que modems 3G substituem uma conexão a cabo/ADSL convencionais"

  • Rodrigo

    cara eu uso o Edimax ele é ruim nao mantem a conexao 3g , tenho q desligar e ligar o 3g toda hora, mas quebra o galho e estou usando direto nao tenho opçao onde moro, em Santa Teresa no Rio , inacreditavelmente no centro do Rio

  • Izauri

    Comprei recentemente um router 3G portátil e com bateria, é só espetar o modem 3G e já tenho um rede sem fio onde estiver

    • Helio

      Vc poderia dizer a marca e modelo desse portátil?

  • Quanto ao Edimax, atualize para o ultimo firmware e seus problemas tendem a acabar. Agora quando conectado ao 3G, muitas vezes o problema é justamente o 3G, não o roteador em sim.

  • Lucas

    Por favor, alguem sabe me informar se roteadores Wireless com duas antenas são melhores que os roteadores com 1 antena só?
    Sendo ambos identicos, somente diferenciando na quantidade de antenas.
    O de duas antenas, tem sinal mais forte, com maior alcance, mais estável, etc??

    Entre esse dois, o de duas antenas é melhor (desconsiderem o preço. Quero saber somente sobre o desempenho/qualidade)???

    ROTEADOR WIRELESS TP-LINK TL-WR741ND (1 antena de 3 dBi)
    ROTEADOR WIRELESS TP-LINK TL-WR841ND (2 antenas de 3 dBi)

    De antemão, obrigado.

    • mnagano

      Se desconsiderarmos a qualidade do transmissor de rádio e sua potência, na teoria a qualidade da conexão de um ponto de acesso com duas antenas sempre será melhor que um modelo com apenas uma antena. Mais detalhes aqui:

      http://www.cisco.com/en/US/tech/tk722/tk809/techn

      Se fosse para eu escolher um eu daria preferência pelos modelos Wireless-N com três antenas (tecnologia MIMO). Esses sim são o bicho.

  • Lucas

    Obrigado Nagano, pela atenção.
    Minha dúvida residia em o que melhora, com o acrescimo de mais antenas.
    Alcance maior?
    Sinal mais forte (atravessando mais obstáculos, tipo paredes)?
    Menos areas de sombras (sem sinal)?
    Mais rapido (taxa de transferencia maior)?
    Maior estabilidade (menor perda/queda de conexão)?
    etc
    Me parece que todos os itens acima são beneficiados, né!?

    Quanto a areas de sombras (sem sinal), creio que a diferença deve ser mínima, né, por as antenas estarem próximas uma da outra, não?

    Valeu. 🙂

  • Ana

    O modelo COMTAC testado para este post tem duas antenas e tecnologia MIMO…. 😉

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Maria Lima

    esse roteador é compatível ao mini modem da zte mf6265 ?

  • Lucas

    Por favor, será que alguem poderia me sanar uma dúvida?
    Adquiri o ROTEADOR WIRELESS TP-LINK TL-WR841ND, e ele apresentou os seguintes problemas:

    . Após ter efetuado corretamente toda a configuração do roteador (cabos conectados, SSID, DHCP, IP, etc),não conseguia localizar a rede wireless com meu notebook ( mesmo estando ao lado do roteador, menos de 1 metro).
    Após muita tentativa (e perda de tempo/raiva) descobri quase sem querer, que deveria manter na configuração;
    Wireless/Wireless Settings/Region, o pais como CHINA (o que veio por padrão) e não BRASIL, que havia colocado ( como fiz no ROTEADOR WIRELESS TP-LINK TL-WR741ND, que tbm comprei). Tenho receio que isso possa causar algum outro problema/erro. Será que esse erro tem haver com o recurso MIMO??

    . Outro problema com esse roteador se refere a atualização de Firmware. Como estava com o erro acima, achei que atualizar o firmware pudesse sana-lo. Porém mesmo baixando o Firmware correto na pagina da TP-LINK ( http://www.tplink.com/support/download.asp?a=1&am… ), ao atualizar dava erro, dizendo
    ser a versão incorreta para o roteador (tive que deixar a versão que veio).

    Embora esteja funcionando corretamente agora (usando China como Region. Não testei com outras regiões), fico temeroso se devo manter assim, senão apresentará algum erro uma hora ou outra. Por favor, se possível, me esclareçam, se mante-lo assim pode trazer algum problema.

    De todo modo, obrigado.

  • Ana

    Maria Lima, a tabela de compatibilidade do produto está disponível no http://www.comtac.com.br/?url=produto&id=194, na aba Configurações Mínimas.

  • Jaja

    Eu estou com um problema, é o seguinte:
    Todo o dia quando ligo meu notebook preciso resetar o roteador, pois ele até reconhece a rede e eu conecto, mas não consigo acessar nenhuma página na internet, nem a própria configuração do roteador, já que ela é feita por http.
    Vocês tem alguma dica do que pode ser?
    Eu estou usando adsl, não o 3G.
    Muito Obrigada