ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: roteador Asus RT-N66U Dark Knight

O Asus RT-N66U Dark Knight é um passo além no conceito de “roteador doméstico”. Com velocidades prometidas de até 450 Mbps em duas frequências, levamos o produto – ainda sem previsão para lançamento no Brasil – para passar uns dias em casa.

A mudança de um roteador 802.11n 300 Mbps para um de 450 Mbps é notável: melhor sinal espalhado pela área e diferença na velocidade de acesso à internet em diversos dispositivos – notebook, iPad e smartphones, além de uma Apple TV.

Visto de perto, o RT-N66U parece um roteador convencional, com belo acabamento em preto e um padrão quadriculado comum aos produtos da marca.

asus rt-n66u - roteador - 2

Atrás, duas portas USB para conectar impressoras e armazenamento externo, a entrada e quatro saídas Gigabit Ethernet, além dos botões liga/desliga, reset e WPS para conexão rápida de dispositivos, e as três antenas incluídas no produto.

asus rt-n66u - roteador - 3

Acima, as luzes indicadoras de conexão/estado. Note as do lado direito, indicando que as redes em 2,4 GHz e 5 GHz estão em funcionamento.

asus rt-n66u - roteador - 4

Mas o que mais impressiona no RT-N66U é sua facilidade de configuração. Em poucos instantes após conectar seu cable modem é possível estar online e conectado. Tudo é feito no navegador, sem precisar instalar nenhum software no PC ou Mac.

ASUS RT-N66U - 1 ASUS RT-N66U - 2

Além da configuração rápida, o Asus RT-N66U traz modos avançados de gerenciamento de rede, incluindo a possibilidade de criar uma rede independente para uma rede hóspede (para seus amigos-que-pedem-a-senha-do-Wi-Fi ou mesmo um restaurante ou loja que queria separar a rede privada da oferecida aos clientes).

ASUS RT-N66U - 3

Uma ferramenta para gerenciamento de tráfego…ASUS RT-N66U - 4

…E controle familiar avançado com gerenciamento de dispositivos.

ASUS RT-N66U - 5

Outro item bastante útil é o aplicativo USB, com compartilhamento de arquivos online, servidor UPnP, impressora e até usar um modem 3G/4G e compartilhar o sinal em rede sem fios.

ASUS RT-N66U - 6

Finalmente, também é possível usar o RT-N66U como servidor de rede privada virtual.

ASUS RT-N66U - 8

A Asus Brasil não tem previsão de preço ou lançamento no mercado local. Entretanto, nos Estados Unidos, é um modelo que sai em média por US$ 150 na Amazon.

[ASUS]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin