Hands-on: Nokia N8

H

IFA 2010 – Depois de topar sem querer com o Motorola Milestone 2, hoje foi a vez de encontrar com o Nokia N8 – e foi uma grata surpresa ver de perto o novo sistema operacional Symbianˆ3.

Duas coisas impressionam à primeira vista no N9: a tela de 3,5″ bastante brilhante e com uma resposta muito rápida ao toque. Para quem está acostumado com o N97 e sua tela resistiva, o N8 impressiona com a tela capacitiva.

A interface do Symbianˆ3 não me pareceu muito distinta das versões anteriores (e não é à toa que consegui mudar a interface do alemão para o inglês em poucos toques!). Achei curioso o fato de o N8 (ao menos essa versão) ter o Opera como navegador padrão, já que a Nokia prometia um navegador mais poderoso para o Symbianˆ3.

De qualquer modo, tanto o hardware quanto o software do N8 merecem muito mais tempo para ver o que mudou (ou não) nessa nova aposta da Nokia. E vale relatar o interesse do europeu pelo N8, pelo menos: em um estande dividido entre algumas marcas (provavelmente de um grande distribuidor – Samsung, HTC, Sony Ericsson, Nokia etc) os quatro N8 ali expostos tinham praticamente “fila” para demonstração.

Fiz um vídeo demonstrando o N8:

E algumas fotos demonstrando o hardware de perto. Ah, sim, apesar do seu lançamento próximo mundial (previsão era setembro), semana que vem tem Nokia World e, bem, o N9 com Meego está aí esperando para mostrar sua cara. A conferir em poucos dias.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos