ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Nokia Lumia 800

E eis o Nokia Lumia 800, por enquanto o topo de linha nos smartphones com Windows Phone. Sim, soa estranho ver um sistema da Microsoft rodando em hardware Nokia, ainda mais em um aparelho que é praticamente idêntico ao N9. O Lumia 800, sem preço definido ainda para o mercado brasileiro, será lançado em 2012 no país.

O acabamento do Lumia 800 também é em policarbonato – aqui, em preto – com a tela com vidro curvado. O sistema operacional, Windows Phone 7.5, não difere muito do encontrado em outros aparelhos, como o HTC Ultimate.

>>>Leia o review do Lumia 800 e do Lumia 710

Em cima, estão o slot para microSIM card e a porta microUSB, assim como a entrada de fones de ouvido padrão

Abaixo, o alto-falante…

E atrás, a câmera de 8 megapixels.

Na lateral, o controle de volume e o botão da câmera (uma novidade em relação ao N9).

E o menu de Aplicativos. De diferente, só vi o Nokia Dirigir (sim, estava escrito assim)… é o serviço de mapas com navegação por voz.

E os irmãozinhos N9 e Lumia 800 lado a lado (dá a impressão de o Lumia ser maior por conta do sistema anti-furto atrás – não é).

Lumia 800 e N9 vistos por trás (muda a posição do flash)

E de lado: o Lumia 800 tem o botão disparador da câmera.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Nokia: Lumia 710 será produzido no Brasil()

  • Hugo Leonardo

    Aguardando para ver aquele Review show de bola que só o Henrique Martin faz!!!!

  • Posso estar enganado, mas não vi ainda nada de diferente do WP7 para outros OSs, além de uma interface diferente que pode ou não ser melhor.
    Será que existe algum diferencial realmente matador no WP7 que faria os usuários de Android (ou mesmo IPhone) migrarem para outro SO?

    • leandro

      os do iOS não sei mais para do android a estabilidade do sistema, poucos bugs, a atualização alem claro que o sistema não é "bagunçado" como o android que todos os fabricantes fazem as modificações que quiserem e acaba prejudicando o desempenho do aparelho.

    • rubens

      Plataforma uniformizada, que se move como um bolo.
      O que é bom (vai rodar) e ruim (snapdragon s2 ainda?).

      Mais ou menos a Apple na época do Mac OS 9, sem os travamentos absurdos do sistema.

      A tipografia do WP7 é matadora, e a interface é questão de gosto, mas é muito legal.

    • victorJK

      o q vai fazer muita gente ficar com windows phone seria o ecossistema (integracao tablet+celular+computador) mais acessivel….. pois ecossistema da apple muito caro….

  • Tem um Galaxy S II, e comprei a umas duas semanas o HTC ultimate, também já possui o Iphone 4 e o Galaxy S, então posso dizer com conhecimento de causa, o que me impressiona no WP7 é a estabilidade do sistema, quase não trava, tem um hardware até inferior ao GSII, porém passa a impressão de ser um sistema bem mais leve, no WP7 é obvio faltam ainda app's, mas da pra ter uma idéia como o sistema é coeso, pelo consumo muito baixo da bateria, é realmente impressionante.
    Quanto ao GSII é uma Ferrari no quesito hardware, e o sistema Android esta cada vez mais maduro, mais ainda é um sistema pra quem adora tudo que um smartphone tem pra ser explorado, eu particularmente sinto falta dessa liberdade pra fazer alguns arranjos no WP7.
    Acho que nessa briga toda, quem deve estar com a pulga atras da orelha seria a Apple, pois desde o primeiro Iphone, ela vem fazendo mais do mesmo, com a vantagem do pioneirismo.
    Outro ponto muito bom pelo menos do HTC (porém li em um artigo que seria exigencia de hardware da parte da Microsoft para manter as atualizações mais coesas), seria a qualidade do som, e a qualidade das fotos.
    Acho que no caso do WP7, a Microsoft fez o que faz de melhor, copiou o que era bom da concorrencia, deixou o produto bem comercial, e corrigiu alguns erros horríveis dos outros SO's, no Android a falta de coesão nas atualizações, e por incrivel que pareça não deixou o sistema tão fechado como o SO da Apple, inclusive incentivando um grupo que já destravou o WP7.5, é isso, essas são minhas impressões como usuario diario desses aparelhos citados.

  • Rogerio0991

    Henrique… Você tem um N9? Ou era do stand da Nokia?

    • henriquem

      é uma unidade de review, filha única de mãe solteira… aguarde!

  • Nokia Drive aguardando uma tradução decente…
    Nokia Dirigir?!

    E qdo a nokia vai lançar o N8 com WP7.5, atualizavel para WP8?
    Meu sonho é um smartphone com flash (de verdade, não esses LEDs mixurucas)!!!
    Idependente de sistema operacional

    Aguardando mega-review!
    Não esquece de testar a loja (se já tem no Brasil)
    OS aplicativos office, integração com dropbox (e outros servidores de arquivos), facebook e twiter.

  • Alexandre

    Anuncio do Lumia 800 em Londres. Não sei se ja viram, mas em todo caso ai vai: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/nokia-transfor

  • Junior

    Melhor celular que ja tive em relação camera…foi o Motorola ZN5….camera de 5.0mgp com tecnologia Kodak e Flash Xenon…atualmente tenho o Nokia E6 com camera d 8.0mgp e flash led…deixa a desejar as fotos…porem é um aparelho de boa duração de bateria e raramente trava.

    • estou interessado em um E6 tbm, mas estava em duvida entre ele e um N8, pois não usei um smartphone ainda e não tenho a minima ideia das diferenças que vcs colocam… Não quero um SUPER celular, mas tbm não quero a sensação de que fiz uma má escolha.

  • hugosilva

    E o mais importante de tudo, sem apps nenhum OS sobrevive. Espero que esse quadro mude…

  • Pingback: Review: Nokia N9()

  • Marcelo

    No Brasil terá o Lumia 800 também terá Micro-SIM ou SIM normal?

  • Pingback: Review: Samsung Omnia W()

  • Pingback: Nokia na CES 2012: ao vivo()

  • Pingback: Galeria de fotos: Nokia Lumia 900()

  • Pingback: Gadget do dia: Nokia Lumia 800 branco()

  • Pingback: Nokia Lumia 800 (review)()

  • Pingback: Nokia Lumia 800 chega ao Brasil por R$ 1.699()

  • Pingback: Hands-on: Nokia Lumia 710 (bônus: Asha)()