ZTOP+ZUMO

Hands-on: Nokia E7

O mundo gira, a Lusitana roda e algumas coisas continuam iguais – ou quase. O Nokia E7, por exemplo. Lembram do Nokia N8? Então, basicamente é a mesmíssima coisa – entram aqui um teclado QWERTY muito simpático, uma tela maior e uma câmera menos poderosa.

Na prática, o Nokia E7 (preço sugerido: R$ 1.599)  é uma versão aprimorada para o mundo corporativo do N8, lançado no ano passado. O aparelho, que usa o sistema operacional Symbian (ˆ3), traz um hardware impecável, com tela grande e teclado confortável, mas ainda deixa a desejar no software.

As configurações de hardware do E7 são boas: tela de 4″ com tecnologia “Clear Black”, 16 GB de memória interna, saída de vídeo pela porta miniHDMI (permitindo ligar o aparelho a um televisor, por exemplo, com o cabo incluso na caixa), leitura de dispositivos externos via porta USB (como um pen drive, via cabo também incluso) e uma câmera de 8 megapixels, um pouco inferior à de 12 megapixels do N8.

Entretanto, os principais problemas presentes no N8 continuam a existir no E7. O Symbian usado no aparelho é voltado ao próprio telefone, e não à internet, como seus concorrentes (Android, iOS), que chegaram mais tarde ao mercado e roubaram a fatia da Nokia nos smartphones (não é a primeira vez que digo isso, e espero que seja a última). Facilidade de desenvolvimento de aplicativos, divisão fácil e garantida de receitas (no caso da Apple) e grande adoção de inúmeros fabricantes (no Android, o que acabou gerando a fragmentação da plataforma) ajudaram a Nokia a perder espaço (fora N outros motivos que não vale discorrer aqui).

O sistema operacional Symbian faz muito que os outros (iOS, Android) fazem? Sem dúvida, mas com mais passos e cliques envolvidos no processo. No E7, é possível fazer quase tudo (baixar apps, email, internet, redes sociais, compartilhar dados, usar o aparelho como modem, vídeos, fotos) que um Android ou iPhone fazem, só que com mais cliques.

A Nokia promete uma atualização em breve do sistema do E7 para a versão do Symbian codinome “Anna”, o que deve melhorar a experiência com software do aparelho. O “Anna” traz uma a interface renovada, novo método de entrada de texto, incluindo um teclado virtual QWERTY horizontal e divisão de tela na hora de digitar em um aplicativo, e um navegador renovado, que a Nokia diz ter melhor desempenho e é mais fácil de usar.

Merecem destaque dois itens do E8: o teclado QWERTY, com alfabeto completo e teclas de acentuação grandes e com espaço confortável para digitar, e a tela “Clear Black”, que melhora a visibilidade em locais externos – algo ótimo para usar o aplicativo Ovi Mapas, com navegação grátis, por exemplo, dentro do carro. A sensibilidade da tela é similar à do N8, que desliza fácil e rápido.

O E7, em seu lado corporativo, tem integração com e-mails da Microsoft na plataforma Exchange e permite configurar múltiplas caixas de entrada de e-mail. E a saída de vídeo por HDMI permite mostrar conteúdo da tela do celular (como apresentações e vídeos) ligado a um projetor ou TV com porta HDMI – uma boa ideia para não carregar o notebook em uma reunião.

O novo smartphone da Nokia consegue entregar resultados para quem precisa de múltiplas contas de e-mail em um aparelho com tela grande e teclado mais que confortável. Mas perdeu o trem da história dos smartphones, e com Windows Phone poderia ser algo bem melhor.

Mais fotos do E7:

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Wikle 10/06/2011, 14:26

    "Merecem destaque dois itens do E8:" Passou, rs.

    Nokia agora só vai vender smartphone para desavisados, pelo menos nesta faixa de preço. Maioria, entre os quais me incluo, só comprará Nokia quando vier com o sistema operacional da Microsoft.

  • Alessandro Antonio Scaduto 10/06/2011, 16:33

    Gosto muito da Nokia (isca para trolls, eu sei). Acho uma pena que o Symbian não tenha se revitalizado, pois me habituei ao sistema (tenho um 5800), e ter GPS digrátis é um bom esquema pra muita gente. Sem contar a (quase finada) assinatura Comes with Music.
    Espero que com o Windows Phone, a empresa retome o respeito de quem gosta de smartphones – eu gosto do meu, pois ele dá conta do que eu preciso, e tenho vontade de aprender mais. Mas eu particularmente fiquei decepcionado com as mudanças anunciadas no Anna, pois essa poderia ser a oportunidade de tornar o sistema menos sujeito a críticas.
    Aliás, acho curioso tanta crítica à Nokia – o Symbian já é velho de guerra, mas é um sistema interessante (trolls, não salivem demais – é meu GOSTO, não a verdade a ser questionada). Contudo, se ele fosse mais simplificado sem perder a estabilidade, talvez teríamos menos blogs repetindo o mantra “Nokia já era, blablabla”. Sugiro o review que o TekiMobile fez do E7, cujas opiniões complementam o (ótimo) review aqui.
    Aproveito o comentário para deixar minha babação de ovo pelo Ztop – parabéns pelo bom trabalho!

    • Guilherme Carvalho ⌘ 11/06/2011, 17:47

      Eu tbem tive varios nokias, mas troquei o meu n95 por um iPhone…

      É legal ele ter GPS né, pena que so tenha mapas pra SP, RJ e BH, ou seja, no meu caso que moro em cwb, inutilizaram o GPS

  • observador 10/06/2011, 18:49

    A tal da câmera EDoF da Nokia me pareceu, em condições ideais de fotografia (de dia e ao ar livre) melhor que do Galaxy S II. Vejam em http://www.allaboutsymbian.com/features/item/1296….

  • rubens 10/06/2011, 19:26

    Flash LED 🙁
    Como é o mecanismo de deslizamento da tela Henrique?

    • henriquem 10/06/2011, 20:19

      uma versão aprimorada do mecanismo usado no N97/N97 mini.

  • Rogermusic 10/06/2011, 19:43

    Também tive um N95 e vejo coisas que ele fazia em 2007 que só agora muitos fazem… Pena o S.O. não evoluir…

  • rogerio s ferreira 11/06/2011, 13:34

    Srs. sou fã da Nokia, três vezes tive aparelhos de outras marcas e me arrependi, voltando pra Nokia. Hoje tenho um “básico” C3. A tempos estou esperando uma “melhora” no Symbian, apesar de gostar e muito do sistema, pois manteve durante todos esses anos as mesmas características de uso (talvez esse seja o grande problema). Cheguei a comprar um N900, mas após completar meu pedido, me ligaram que o estoque havia esgotado, e acabei comprando um netbook. Já testei, por poucos instantes (que fique claro) iPhone e posteriormente um HTC com Android… a experiência (pouca, eu reforço) realmente mostra que o Symbian esta atrasado… Mas ainda acredito que possa ser “salvo”, mantendo suas características (apresentação de menus) que tanto me agradam, porém de forma mais ágil. Espero que o Windows facilite algumas coisas. E com isso me vem uma dúvida, que espero ter uma resposta.

    Poderei trocar o Symbian do E7 por uma nova versão de SO? Até mesmo pelo Windows?

    Mesmo que seja através de um “hack”?

    Pois o aparelho em questão (E7) com todos estes recursos, inclusive acoplar numa TV via HDMI, e fazer uma apresentação SEM notebook será ótimo!!! Usando diretamente no celular versões do Office fechariam o meu “sonho”…

    Aguardo qualquer resposta ou dica sobre essa possível “atualização”

    Abraços a todos

    Rogério

    • Alessandro 22/06/2011, 10:30

      rogerio:

      A Nokia anunciou a atualização para Symbian Anna, mas naquelas de "vai rolar", sem dar uma data específica… sobre o Windows Phone, nada ainda.

  • dflopes 12/06/2011, 23:28

    só vi dois aparelhos serem multi-sistema:
    N900 (maemo, ubuntu, android)
    HTC HD2 (wm 6.1/6.1 e Windows Phone, Android, ubuntu)

    Sobre a nokia, eu sempre gostei do hardware, principalmente pelo flash xenon.
    E o symbian sempre veio com ótimas cameras (Samsung Innov8, Sony Ericsson Satio e N8, p. ex.)
    Por isso sou usuario de symbian faz um bom tempo, por causa dessas cameras.

    Agora, eu não gosto de digitar em telas – mesmo as capacitivas – ainda prefiro um bom teclado.
    E esse E7 seria uma escolha interessante – mas veio com Flash LED e c**** tudo!!! 🙁

    Minha opção para trocar o meu Satio (com 12Mpx e Xenon) será ]agora] ,b.N8 ou esperar Nokia com xenon e windows phone!!!

  • gustavo 23/08/2011, 09:52

    o nokia criou um concorrencia entre os seus proprios aparelhos, o e7 pode ser chamado de uma evolução do n8, mas seria perfeito se no lugar do Symbian 3, o sistema utilizado fosse android ou windows.

  • Fernando 06/11/2011, 18:41

    Até o momento tive vários aparelhos da NOKIA…o N95 é meu backup até hoje, tenho um i Phone e ganhei este equipamento…o E7…venderei pois nào consigo me acostumar com o S.O.!!!