ZTOP+ZUMO

Hands-on: Motorola Xoom 2 Media Edition

Aos 45 do segundo tempo para as compras de Natal, a Motorola promete colocar nas lojas no próximo dia 20 o Xoom 2 Media Edition, tablet com Android 3.2 e tela de 8,2 polegadas. Pelo tamanho de tela e dimensões, vem para brigar com o Samsung Galaxy Tab 8.9 pela preferência do consumidor que quer comprar um tablet, mas não quer uma tela grande widescreen comum aos tablets com Android.

Nas especificações técnicas, um processador dual-core de 1,2 GHz (nada de Tegra 3 por aqui) e tela com Gorilla Glass e proteção contra respingos, câmera traseira de 5 megapixels com flash LED e dianteira de 1,3 megapixel, 1 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, com design “mais fácil de pegar” (=bordas sextavadas). Por enquanto, nada de 3G por aqui: só Wi-Fi.

Diferente do Xoom, que era aparelho “Android puro” (primeiro tablet com Android, referência do Google e tal), o Xoom 2 Media Edition vem com software embarcado – entre eles, para controle remoto de TVs e outros aparelhos (vem com infravermelho!), Netflix, QuickOffice HD, Evernote e outros (incluindo para segurança em emails corporativos).

A tela pode parecer pequena (8,2 polegadas), mas tem boa resolução (800 x 1280 pixels).

O Xoom 2 Media Edition tem apenas 8,9 milímetros de espessura.

De um lado, um dos três alto-falantes (sim, três, com um deles – dependendo da posição do aparelho, atuando como subwoofer), a conexão microUSB e microHDMI e uma portinhola…

…que, ao ser aberta, mostra o slot do cartão microSD para expansão de memória e um possível espaço para o SIM card na vindoura versão 3G (que ficou para 2012, assim como o Xoom 2, que tem tela maior).

Do outro lado, os demais alto-falantes, o conector para fones de ouvido 3,5 mm e a porta infravermelho.

Atrás, ainda o botão de liga/desliga e o controle de volume (repetindo um dos problemas originais do Xoom-pai)

E a câmera de 5 megapixels com flash LED.

A clássica tela com versão do Android:

Além do Xoom 2 Media Edition, a Motorola mostrou diversos acessórios (opcionais, claro, e ainda sem preço definido), como a dock prateada…

que tem expansões USB, HDMI e de áudio.

Teclados Bluetooth (com trackpoint – acima – e touchpad escondido – abaixo):

E uma simpática capinha estilo Apple Smart Cover…

Que se dobra para se transformar em um apoio…

… e ainda protege a parte traseira.

Segundo a Motorola, o Xoom 2 Media Edition Wi-Fi começa a ser vendido em 20 de dezembro no varejo pelo preço sugerido de R$ 1.299.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Yago G. 14/12/2011, 21:49

    Muito Show! Estou até achando que é melhor que o primeiro Xoom. E gostei do preço tbm.
    Agora não sei uma coisa, pq o Android precisa de tanto processador; o sistema realmente precisa disso? Enfim, o tablet é sim um ótimo concorrente. Parabéns Motorola.

  • dflopes 14/12/2011, 22:43

    Gostei:
    – Preço
    – Conectores padrão (micro-usb e mini HDMI)
    – Micro-HDMI
    – Peso (apenas 360g)
    – Dock (vira um desktop com teclado+mouse USB e monitor HDMI)
    – Já vem com QuickOffice

    Não gostei:
    – Camera em tablet? Pra quê?
    – Cadê o ICS? Android 4.0???
    – Posição do botão on/off
    – Motorola (NUNCA mais terá atualização)

    Estranhei:
    sensor infravermelho??? o.0

    Espero:
    – Atualização para ICS
    – Que o preço caia nas promoções de janeiro (ressaca do natal)
    – Possbilidade de hacker e rodar um linux FULL (apenas para rodar um open office)
    como tinha no N810 e N900

    • iHimmler 16/12/2011, 12:12

      Gostei muito dos seus comentários, mas só não concordei no quesito câmera. A traseira, de fato, acho acho até um pouco desnecessária, entretanto a frontal é muito útil no facetime (ipad) e coisas do genero. Se bem que as vezes ate acabo usando a camera traseira do ipad (uma das piores de todos os tablets) mas somente pra mostrar o o que está atras dos aparelho quando estou usando facetime.

      • erunamo_florio 19/12/2011, 10:30

        Camera frontal no Android serve perfeitamente pro Skype. Agora, a camera traseira é besteira mesmo…
        Quanto à atualização pro ICS, com certeza vai acontecer… Só não lançaram com o ICS, pois o Nexus tinha que ser o primeiro a ter o ICS (e esse tablet foi lançado faz tempo no Reino Unido, então só fizeram uma "tradução" e lançaram aqui)

    • raonipr 18/12/2011, 15:09

      sem falar que NÃO TEM EXPANSÃO SD!!! WTF!

  • Felipe K. 15/12/2011, 06:53

    Motorola lança um produto que já saiu ultrapassado. Sem Tegra 3 nem ICS!

    Para mim o único ponto forte é o IR que gera varias possibilidades para aplicativos.

    Quanto ao Dock, boa sorte conseguir comprar um, uso como exemplo o Atrix e o Xoom que foi anunciado com acessórios que você não encontra no varejo nacional para venda.

    E para ser honesto nunca mais compro outro Motorola, meu Atrix da Vivo continua com Android 2.2 e sem previsão de atualização.

    Aconselho esperar um tablet de verdade como Asus Transformer Prime!

    • Cesar Cardoso 15/12/2011, 18:33

      Se fosse esperar pra lançar com ICS, iria lançar em janeiro, ou seja, depois do Natal, com todo mundo com a grana pendurada nas dívidas de Natal etc. A Asus mesmo sabe disso e lançou o Transformer Prime nos EUA e em Taiwan com Honeycomb (na Europa preferiu esperar).

  • @agenciadroopi 15/12/2011, 18:17

    design e acabamento péssimos, a assimetria dos cantos, o acabamento ruim, com chapas e parafusos, faz parecer algo que saiu dos anos 80

  • Neto 18/12/2011, 23:26

    O melhor tablet q ja vi! A tela tamanho ideal, nem muito frande nem pequena, pra o uso no dia a dia excelente! Agora gente falar nau, vamos parar!!!o aparelho é muito bom!

  • Fábio 19/12/2011, 10:52

    O aparelho parece ser muito bom, não tem nada de desatualizado, apenas não é o top de linha. Somente o transformer prime tem o tegra 3, e está sendo lançado agora, para a maioria das tarefas os dual core de hoje dão conta do recado. Entendo que a maior parte dos fabricantes ainda está adaptando o ICS para rodar nos seus aparelhos, não vejo problema em sair com o Honeycomb mas a atualização para o ICS deveria ser garantida pela motorola. Comprar um tablet hoje sem ter a certeza que vai atualiação do android é complicado, eu não arriscaria. Resumindo, existem pontos ótimos como as entradas e saídas disponíveis (ao contrário do galaxy tab que precisa de vários adaptadores proprietários), mas a incerteza da atualização para ICS é triste.

  • walter 19/12/2011, 19:23

    Comprei xoom motorola, so tem wifi, no momento da compra avisei que iria utilizar chip vivo para nevegar, pois do contrario para que iria quer gps? em resumo não habilita o chip só wifi, ora?Alguem tem dica como habilitar para usar o chip e navegar____

  • Rodrigo 22/12/2011, 15:33

    Consegui comprar um desses e estou muito satisfeito…… é muito bom, o tablet é show !!!!

  • Anônimo 25/12/2011, 16:40

    É praticamente um motorola razr só que de 8,2 polegadas, isso na parte de aparencia

  • Williams 02/01/2012, 02:36

    Para comentar algo dele, seria interessante ao menos tentar entende-lo.

    ICS é uma certeza! No lançamento do ICS, a Motorola anunciou quais seriam os aparelhos que receberiam o ICS até Março de 2012 e todas as versões do XOOM são contempladas.

    Câmera traseira: É apenas para fotos de "ocasião", momentâneas, nada de surpreendente.
    Infra-vermelho: Entrega possibilidades para aplicativos e para o "controla remoto universal". Excelente para sacanear alguém.
    Visual: Nada de mau acabado não. A borracha é para maior aderência e os parafusos à vista é para o aspecto de durabilidade. Ou nunca viram o Smartphone Motorola Defy?

    Todos devemos tentar nos iterar sobre as informações disponíveis pela internet. Ter cautela e diferenciar fatos reais de fatos mentirosos ou tendenciosos.
    A Motorola é uma excelente fabricante. Produz aparelhos de boa qualidade, porém que sofrem na mão da população. Ou acham normal afogarem aparelhos ou passarem uma faca em suas telas e saírem ilesos?

    O Tablet cumpre oque promete e é excelente. Ele não é concorrente do Transformer Prime. O irmão maior dele sim, portanto, parem de pensar que ele deveria ser melhor. Para a finalidade a que se destina, tem sim o melhor disponível hoje.

    Outra coisa, para aqueles que tem o Atrix, deveriam pesquisar um pouco melhor, pois a atualização 2.3 dele já esta disponível a mais de 1 mês no Brasil.

  • matheus 22/01/2012, 15:09

    eu gostaria de saber onde voce conseguiu comprar os acessorios, pois estou procurando na net e nao encontro. me envie o e-mail caso saiba, matheusmerlim@hotmail.com, obrigado

  • aAlexander 27/01/2012, 19:46

    Comprei um, decepçåo MKV mesmo igal a MP4 Video: h264 high profile level 4.1 1080p – Audio: AAC-LC 192Kbps não passou de jeito nenhum.
    Apenas 720p mesma codificação, MKV só por software, se trocar o container de MKV para MP4, o mesmo video passa por hardware.
    Muito leve e confortável de usar, mes deveriam especificar o formato /codificação correto, para reproduzir os videos.
    MKV não é codec e sim container, que pode caregar qualque tipo de codec de video, divix xvid h264 h263 mpeg2 etc.
    Trbalho com videos, codificação, e tinha um coby kirus 7015 com a rom gingerbrade 2.3.3, reproduzia brincando MKV em 1080p com legenda interna sem engasgar nadinha mesmo, uma pena que um generico supere um de marca e ainda mais produzido para multimidia
    O galaxy tab com o mesmo processador grafico tambem reproduz 1080p MKV com xmplayer sem problema nenhum e ainda mais com audio AC3, que esse nem é compatível. Muito bom mesmo mas ainda tem que melhorar.

  • jefferson 26/03/2012, 14:23

    Alguem sabe onde comprar essa capa?

  • Pedro 09/05/2012, 21:32

    Preciso comprar a capa também! Alguém sabe onde tem???