ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Motorola Rokr U9

tela da frente sensivel ao toque para controlar músicas

(ou “abrindo a caixa do Rokr U9“)

Eis que chega às mãos deste Zumo o Motorola Rokr U9, novo modelo ‘design-musical’ da fabricante. Veja a seguir o que tem dentro da caixa – é o modelo para a operadora Vivo, com um cartão de memória de 1 GB com quatro músicas da cantora Rihanna (curiosamente, não tem o hit “Umbrella” – esse pode ser baixado de graça pelo site de downloads da Vivo) – e as primeiras impressões do aparelho.

À primeira vista, o que eu achei do U9:

1) O design é muito similar ao do Moto PEBL, sem o sistema diferente de abertura do aparelho. O U9 abre como qualquer outro celular concha. A parte exterior suja bastante com marca de dedos. O PEBL, pelo que me lembro, era mais espesso que o U9.

2) O U9 usa USB 2.0 para conexão ao PC. Ótimo, mas poderiam fazer o celular com uma porta mini USB padrão – vem na caixa um adaptador microUSB formato-proprietário-para-mini USB – ponto pra Motorola. O cabo USB também recarrega o celular quando ligado ao PC. O mesmo adaptador micro USB serve de encaixe para os fones de ouvido, que vêm com um microfone embutido. O micro USB (valeu, Cesar!) pelo visto vai se tornar o padrão para celulares.

3) O U9 sincroniza músicas com o Windows Media Player. Não instalei o software para sincronizar o Outlook. O Windows Vista enxerga o celular com o cartão de memória como uma unidade só (os 25 MB de memória interna mais o 1 GB do cartão).

4) O teclado “liso”, mesmo com a superfície emborrachada, deixou meu dedão dolorido. Teclas comuns, com uma pequena saliência, não causam isso.

Tico, o gato, por U95) A tela é bastante nítida, até mesmo como “visor” da câmera – com 2 megapixels de resolução, ela gera imagens com ruído, como na maioria dos Motorola. A câmera não tem flash. Ao fechar o flip, a câmera transforma a tela OLED externa em visor – bom para tirar “auto-fotos”.

6) Os efeitos especiais na tela OLED são bem interessantes. E a superfície sensível ao toque para controlar a reprodução de músicas realmente funciona. Gostei do “fogo” que consome o aparelho como descanso de tela (sem trocadilhos, por favor).

7) O sistema operacional, baseado em Linux, é bem parecido com o do Rokr E2 (que tem porta mini USB padrão e entrada para fones 3,5 mm convencionais). Gostaria de ver mais aplicativos disponíveis para essa plataforma.

8 ) Particularmente, eu achei a navegação no U9 bem confusa (para ativar/desativar o Bluetooth, é preciso ir a Menu | Configurações | Conexões | Bluetooth | Opções | Gerenciar | Configurar Bluetooth | Potência (ligar/desligar). Cliques demais, não? Simplicidade é a solução.

9) Em resumo, o U9 é um celular para quem procura um aparelho bonito e que toque música de maneira decente, o que ele faz bem. Tem uma câmera de qualidade razoável (2 megapixels) que poderia ter flash ou a resolução um pouco maior. Poderia ter sua interface mais simples, a exemplo dos Nokia com Symbian (espero que o Motorola Z10 seja melhor), e, mesmo bonito e com tantos recursos, não tem 3G ou Wi-Fi (creio que não é o foco do público do U9 esse tipo de recurso).

Pergunta do milhão: eu compraria um desses? Sim, para dar de presente para alguém que quer um telefone bonito e com alguns recursos interessantes. Se é o seu caso, mande bala. Para mim, a falta do Wi-Fi, do 3G (para um futuro próximo) e a maior oferta de aplicativos fazem falta. Como sempre, no design a Motorola acertou em cheio, e hoje em dia esse é um fator de compra bastante importante para muita gente.

A caixa fechada:

A caixa do U9 A parte de trás da caixa do U9

A caixa aberta:

U9 reveladocabos, acessórios, manuais, carregador da bateria

O aparelho:

U9 cheio de plásticos protetoresatrás da tampa, espaço pro SIM card, cartão mini SD e bateria

Celular mais acessórios fora da caixa:

Cabos, carregador, adaptador USB, fone de ouvido…

O U9 em funcionamento:

U9 abertodescanso de tela no OLED exterior

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ótimo post, Henrique. O U9 é mesmo lindo, mas podiam ter caprichado um pouco mais nas especificações… No mínimo, este celular deveria ser 3G!

  • Pingback: A Motorola se prepara para a CTIA, será que inclui um MotoLinux com 3G? | Pinguins Móveis()

  • Sobre o BT: não tem como ligar/desligar no soft-button direito, na tela de espera? Vi em algum lugar sobre isso.

  • E só pra constar: o U9 usa microUSB. Como o V8, aliás. 😀

  • O design dele me lembrou logo de relance o Mighty Mouse.

    Depois percebo que é um Moto Peebl(?) “anabolizado” =)

  • Cesar, voce pode fazer o soft button com o atalho que voce quiser, é uma funcionalidade do telefone, todos os telefones vao usar o microUSB pois foi um padrao entre todas as montadoras.

    Participei do desenvolvimento e teste deste telefone, se tiverem duvidas podem me contactar que eu passo o que precisarem 🙂
    Abracos
    Cassiano

    • Douglas

      Cassiano a tela do meu u9 está invertida, qdo vc abre o celular a foto e os icones estão de "cabeça pra baixo". Como eu faço para arrumar esse problema?
      Por favor, me envie um e-mail me informando porque nem sempre consigo navegar na net.
      meu e-mail é douglas.alex.bru@gmail.com.
      Obrigado.

  • Débora

    Hmmm…
    Achei que o conteúdo das músicas fosse da Fergie e não da Rihanna…
    Pelo menos foi o que eu vi no site da Motorola! [;D]

    • Felipe

      no roxo é da Fergie e no preto da Rihanna acho que e isso

  • Helena

    Eu comprei esse celular. O meu é com conteúdo da Fergie mesmo.
    Bom, em tudo que foi mensionado que falta no celular, a mim não faz falta. A não ser pela câmera sem flash. Os problemas que notei no celular é a vagareza em navegar no menu, no celular em geral, e a baixa duração da bateria. Sem contar que o visor externo risca muito fácil, e fica engordurado quando você encosta para trocar de música.
    Não recomendo.

  • luis

    bom para aquelesx que possuem u9 tentem usar mais de 600mg do cartão de memoria e teram uma desgradavél surpresa.eu fis isso e me descepiconei ele só permite 600mgs para uso de musicas e videos 3gp.coloquei um cartão de 2gb e mesmo assim ñ adianta outro defeito que deixou a desejar,se alguem fiser a experiencia me avise quero saber o resultado

  • Eduardo Ritter

    amigo Luis… não tive esse problema… atualmente estou usando 800Mb do cartão, praticamente 100% deles de músicas… procure ajuda, mas mude o foco de questionamento, pois, pelo que parece, o celular não tem esse tipo de limitação. ok? espero ter ajudado.

  • Deborah

    Estou pensando em comprar esse celular, achei lindo. Precisava de um celular com MP3 porque o meu MP3 tem quase 4 anos.
    Meus amigos me falaram para esperar o IPhone lançar no Brasil e comprá-lo, mas eu não sei se compensa, se o IPhone é mesmo muito melhor, e é claro, se o preço será acessível. Alguém tem alguma recomendação? Obrigada 🙂

  • Pingback:   Gadget do dia: Motorola U9 (de novo) by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • roberto

    eu tenho um. =)

    muito ùtil, porem é meio lerdo, demora um pouco pra abrir ou responder algum programa/ aplicativo.
    a parte exterior do cel. ele risca com muita facilidade.

    fora isso ele é muito útil e pratico.

  • rodrigo

    olah…eu tenho um motorola U9…Gostaria de saber como faço para transferir as fotos tiradas nele para PC. Eu conecto o cabo o usb e o windows reconhece normamalmente, porem a pasta de imagens e videos esta sempre vazia…sendo q no celular ha varias fotos…Ja a pasta de audio funciona normamamente..Reconhece e mostra todas a musicas transferidas para o cel.

  • mah ;]

    eu gosto muito do meu celular U9 ! não tenho esse problema com “lerdeza”, asho o MP3 muito bom, e tbm asho que ele podia ter flash.
    alguém poderia me ajudar em um item ?
    no Bluetooth, quando eu procuro as pessoas, eu sepre asho, mas quando as pessoas me procuram elas não me asham , sendo que meu Bluetooth está ligado.
    Já conseguiram me passar arquivos, mas era um celular da motorola msm, o W5, e iso só foi possivel porque primeiro eu o localizei, e depois ele me salvou em sua lista de contatos do Bluetooth, mas msm ele me procurando, ele não me ashou ..
    o celular do meu irmão por exemplo, é um Nokia 5200, e não tem uma lista de contatos, por isso ele não consegue me passar nenhum arquivo..
    já li o manual, mas não me ajudo em nada ..
    algm poderia me ajudar com a seguinte pergunta :
    – o Bluetooth do U9 só funciona com motorola ? ( para o recebimento de arquivos).
    muito obrigada.

    • Maria Carolina

      para o seu motorola U9 se conectar e poder enviar arquivos para outros aparelhos você tem que deixa-lo detectavel.depois que ativar o bluetooth você vai em opções e aperta "detectavel por 3 minutos".ai quem tá te proucurando vai achar rapidinho(e deixe detectavel para poder trocar arquivos)
      valeu ")

  • mah ;]

    heey gnt, algm podee me ajudar ? 🙂

  • Walter

    Eu posso te ajudar sim,
    a aprender a escrever,
    aCho se escreve com “C” e não com “S”.

    POFF*

  • Pedro

    Para conseguir vizualizar as fotos que estão no U9 e passá-las para o pc é necessário ir em Configurações > Conexões > Configuração USB e marcar “Cartão de Memória”

  • Kátia

    Eu queria saber se o U9 é lerdo mesmo, eu estou quase comprando ele a unica coisa que eu estou meio confusa é que dizem que ele trava muito e que é meio lerdo.
    Bom obrigada desde já

  • nikolas

    eu tenho um e gostei bastante… !!! só falta o flash mesmo, no mais o celular é show de bola.. e a respeito de arranhoes, qualquer celular arranha. é só voce usar o saquinho que vem junto ao celular, isso ajuda bastante.
    os botoes, para mim ao menos nao machucaram os dedos, acho que o comentario sobre este nao deveria ter sido feito !
    para quem quer um aparelho com as ultilidades que ele proporciona, recomendo o u9

  • nikolas

    *** voce tem que ativar o bluetooth e depois ativar o “me encontre em 3min” dai sim os outros conseguem achar voce.

  • NEUZA REIS

    POR FAVOR ACABO DE TIRAR AS FOTOS COM O CABO DE USB DO CEL PARA O COMPUTADOR. COMO FAÇO AGORA PRA TIRAR AS FTOS DO CARTAO D MMÓRIAS? DEIXÁ-LO LIVRE DE NOVO?
    OBRIGADA
    MOTOKRZRtm K1 GSM

  • carla

    As imagens do meu U9 nas fotos saem embaçadas e ñ consigo papéis de parede nem temas p/ ele.

  • Marcos alan

    Sou deficiente visual, gostei muito do U9, gostaria de saber se alem do programa de voz que dispoe no U9, se existe a possibilidade de instalar um programa de voz mais completo, como por exemplo talks, aguardo retorno e muito obrigado!

  • Maria Carolina

    apesar do U9 ser bastante lerdo,o meu eu comprei com um cartão de 2GB e já usei mas da metade sem ter nenhum problema.pra quem não está conseguindo ver arquivos que são tranferidos do computador para o U9,basta formatar o arquivo!

    valeu galera
    beijão