Hands-on: Instagram para Android
Início » HARDWARE » APPLE » Hands-on: Instagram para Android

Hands-on: Instagram para Android

RESUMO

O aplicativo, um dos mais populares no iPhone, vai além de criar efeitos retrô em fotos: sua comunidade enorme é incrível, tanto para descobrir novas imagens quanto para esquecer das bobagens compartilhadas em redes sociais – e as fotos (e seus comentários) ficam dentro do aplicativo, sem ir para a web.

Com 30 milhões de usuários apenas no iOS em pouco mais um ano, o Instagram chega ao Android com uma lista de espera com mais de 430 mil inscritos. O aplicativo, um dos mais populares no iPhone, vai além de criar efeitos retrô em fotos: sua comunidade enorme é incrível, tanto para descobrir novas imagens quanto para esquecer das bobagens compartilhadas em redes sociais – e as fotos (e seus comentários) ficam dentro do aplicativo, sem ir para a web.

Como uso o Instagram faz algum tempo no iPhone, baixei o aplicativo no Motorola Defy Mini. E rodou bem: segundo os desenvolvedores do aplicativo, o Instagram funciona em qualquer aparelho com Android 2.2 ou superior compatível com OpenGL ES 2 (a maioria dos smartphones modernos, exceção feita aos tablets, ainda incompatíveis com o app). A interface, limpa e clara, é muito parecida com a do iPhone – no meu caso, com uma tela menor apenas.

A primeira tela, para quem não foi introduzido ao Instagram ainda, é uma linha do tempo, com as fotos dos seus contatos. O aplicativo já está em português. Para marcar uma foto como favorita, basta dar dois toques na tela sobre a imagem.

O botão estrela leva à página de fotos populares – basicamente uma central de gatos, paisagens, comida e mulheres bonitas.

Para publicar sua foto no Instagram, clique no ícone central e escolha de onde virá a foto: da câmera ou da galeria de fotos.

O Instagram, então, ativa a câmera e você clica.

Por conta do formato de fotos 1 x 1 (quadrado), é preciso cortar a foto (para deixar em 1×1 automático, basta escolher “Usar Câmera Avançada” nas Opções de Câmera das configurações do Instagram):

Depois, é só escolher (ou não) um filtro:

Escrever uma legenda e compartilhar nas redes sociais (ou não!). De qualquer modo, sua foto vai aparecer na tela inicial do app.

Finalmente, você pode ver seu perfil, quem gostou das suas fotos, seguidores e demais configurações do Instagram nos dois últimos botões da tela principal.

O pessoal do Instagram diz que tem como meta manter uma experiência consistente entre plataformas (iOS e Android). Entretanto, essa primeira versão do app no Android não oferece alguns recursos, como tilt-shift e blur nas imagens, compartilhamento direto do feed principal, previsualização em tempo real e compartilhamento com o Flickr – e que devem vir em futuras atualizações. Não há previsão ainda de lançamento do Instagram para outras plataformas, como Windows Phone.

O Instagram é gratuito no Android Market Google Play.

 

Escrito por
Henrique Martin
11 comentários
  • Poxa queria usae no eepad transformer, incompatível ainda 🙁

  • Eu jurava que tinha visto para compartilhar com o Flickr ontem oO
    To ficando maluco!

  • Dentre outras coisas que me irritam no Android: sua interface descaradamente copiada do iOS. O sistema é sem identidade. Entretanto, como o review não é sobre ele, espero pelo Instagram pro meu WP.

    • Dizer q o Android tem a mesma interface do IOS é sacanagem,n~~ao deveria ser dito nem por quem odeia o Android….
      A maioria dos Apps mais famosos estão se tornando padrão,ou seja,a interface está sendo a mesma em várias plataformas:Ex.Opera MIni(Android ,IOS,Java,etc) e o Instagram……
      Mas acredito q para o Rwindows Phone seja feito com a interface dele,para não ficar estranho

    • Cara,
      Do que você está falando? A interface do app nada tem a ver com a interface do Android. Neste caso, a empresa dona do Instagram optou por manter interface que utiliza no iOS.

      A interface do Android não se assemelha em NADA a do iOS.

  • eu acho engraçado o instagram….

    os engenheiros fazem de tudo para entregar a melhor foto para o usuário, o mais próximo da realidade.
    Vem um programa para desfocar tudo.

    Mas tudo bem, tem quem goste.
    Queria saber a opinião do Mr. Nagano sobre o assunto.