ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: GPS Tomtom GO 630

tomtom630 intro

Voltado para o mercado brasileiro, o novo GPS Tomtom GO 630 substitui o GO 720 como modelo topo de linha da casa, abrindo mão de alguns recursos em favor de uma maior cobertura de mapas (incluindo Argentina e Uruguai) e um preço sugerido bem mais em conta – R$ 1.099 – quase a metade do cobrado pelo 720 na época de seu lançamento (~ R$ 1.899). Visualmente falando o GO 630 não difere muito do GO 720, a não ser pela sua moldura da tela agora na cor preta, a falta de alguns detalhes cromados (acima da tela)…

tomtom630 compared front

… e seu acabamento externo em plástico cinza fosco (à prova de marcas de dedos) no lugar do material emborrachado que cobre o corpo do GO 720.

No modelo analisado também notamos a falta do logotipo da Tomtom em cima do GPS, o que pode ser um defeito de fabricação, ter caído durante sua manipulação e transporte ou uma medida de redução de custos bastante mesquinha por sinal.

tomtom630 compared back

Fora isso ele mantém sua generosa tela touchscreen de 4,3″ (480 x 272 pixels)  e incorpora mais memória interna de armazenamento (64 MB de RAM e 4 GB de Flash). Seu processador é um Samsung LTE430WQ RISC de 400 MHz que roda um dialeto de Linux para executar seu programa de navegação TomTom NavCore 8 e mapas gerados pela empresa TeleAtlas. Seu chip de localização é um modelo Star III da SiRF Technologies.

E como era de se esperar de um equipamento da Tomtom, seu padrão de construção é bastante sólido e capaz de aguentar a vida dura de qualquer a acessório de carro que anda de lá pra cá junto com seu usuário. Mas ao contrário do modelo One Brasil (já analisado por este Zumo) o desenho do seu ponto de fixação para acessório manteve-se o mesmo, permitindo assim o uso dos diversos acessórios dos modelos já disponíveis para o GO 720 e 920, incluindo suportes, cabos, capas e bolsas de transporte.

Felizmente não notamos a falta de nada na sua base onde podemos ver a saída de som estéreo, conector para o sistema de informação de tráfego, porta USB micro 2.0 (Yay!) que também serve para recarregar sua bateria interna de polímero de lítio de 1.320 mAh e autonomia estimada em 5 horas (segundo o fabricante) e slot para cartão de memória padrão SD.

tomtom630 base

Outra diferença que vimos no 630 é no seu pacote de acessórios inclusos: um cabo USB, recarregador veicular, suporte de parabrisa, disco auto-adesivo (para fixar o GPS em outros locais) e o CD de instalação de utilitários. Se comparado ao 720, o 630 não vem mais sua base de acoplamento para mesa o que permitia deixá-lo ao lado do desktop para recarregar sua bateria via porta USB e sincronizar dados com o PC. Apesar disso, um dos acessórios — o suporte de parabrisa — recebeu um upgrade que lembra vagamente o modelo usado no GO Brasil, com seu sistema de trava do disco de sucção com botão giratório em vez do sistema anterior, que mais lembrava um platô de embreagem.

tomtom630 suporte

A grande sacada deste suporte é que ele pode ser dobrado junto com o GPS, permitindo assim carregá-lo na bolsa ou mesmo em um bolso de casaco. Note o sistema do de encaixe o que permite usar o aparelho com a articulação tanto por cima quanto por baixo.

tomtom630 suporte2

De um modo geral, seu software de navegação é  o mesmo do One Brasil — ou seja, um dos melhores do mercado — de modo que não iremos entrar muito nos detalhes dos seus recursos de navegação e sincronização/colaboração /customização e atualização de dados via Tomtom Home. Se comparado com o GO 720, notamos a falta de alguns recursos como o Tomtom JukeBox (player de música), o transmissor de FM (que envia orientações e músicas para faixa de rádio FM vaga — algo raro aqui em Sampa) e o navegador por endereço falado, onde o usuário dita o endereço em vez de digitar o mesmo no seu teclado virtual.

Observe que por uma questão de princípios, a Tomtom não incorpora em seus sistemas de GPS qualquer produto ou serviço que possa tirar a atenção do motorista quando ele está dirigindo. Assim não espere que que o Go 630 tenha recursos como player de vídeo, joguinhos ou até mesmo TV integrada.

Em contrapartida ele conta com um gerenciador específico para iPod e, o mais interessante, mantém o suporte para Bluetooth o que permite conectar o GPS com telefones celulares equipados com essa interface, permitindo que o aparelho faça e receba ligações, além de funcionar como sistema de viva-voz.

O que vale a pena observar é que  o guia de radares (o que não é o mesmo que detector de radares) não vem pré-instalado no sistema, de modo que ele pode ser baixado pela internet na primeira atualização do sistema, momento em que a empresa também verifica se o mapa do GPS é a versão mais recente disponível, fazendo a devida atualização caso isso seja necessário.

Observe, porém, que durante nossos testes (realizados no final de abril de 2010) mesmo depois da garantia de atualização para o mapa mais recente (o que no nosso caso não foi necessário) pelo menos no caso do estado de São Paulo, algumas vias recentemente inauguradas como o trecho sul do Rodoanel ainda não estavam prontas para esse GPS (uia!).

Note neste detalhe do mapa do Rodoanel que a nova via (linha cinza) cruza a Imigrantes (SP160) e a Anchieta (SP150) perto da represa Bilings sendo que tal informação não está disponível no mapa acima.

E como não se trata de uma simples bloqueio ou troca de mão, mudança de nome ou coisa do tipo — o que pode ser resolvido pelo serviço MapShare — essa mudança precisará ser feita pela Tele Atlas e provavelmente estará disponível na próxima versão do mapa Brasil (atualmente na versão 8.45).

Tudo bem que a entrega dessa obra é bastante recente (01/04/2010), mas a desconsideração dessa nova via pode impactar diretamente no desempenho do próprio GPS já que ele não poderá incluir em seus cálculos de rota uma via que foi criada exatamente para desviar e aliviar o trânsito — especialmente de caminhões — da região da grande São Paulo e adjacências.

Com isso podemos ficar no dilema de se não vale a pena esperar para comprar um novo GPS da Tomtom até que o novo mapa esteja disponível — o que pode demorar de um a vários meses — a não ser que o usuário não se importe em pagar 90 Euros (ou ~ R$ 216) para baixar o mapa quando for lançado

Para mim, a solução estaria em estender a oferta e garantia de atualização desse novo mapa para todos os aparelhos novos vendidos a partir de uma certa data. Mas isso depende de uma decisão da empresa e não deste Zumo.

Mas quem sabe eles também não lêem esse blog né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Hands-on: GPS Tomtom GO 630 -- Topsy.com()

  • dflopes

    vc não tem direito a baixar "n" mapas? ou apenas atualizações?

    Otimo review. E esse chip é considerado o melhor para gps "não-profissionais"

  • Douglas Belmonte

    Acho melhor atualizar o go720 com o novo software e mapas e ficar com o comando de voz.

    Isso é bem coisa de empresa estrangeira em relacao ao brasil diminuem a qualidade e recursos para baixar os preços em vez de diminuir a margem de lucro e ganhar no montante.

  • Entonces…

    O que a Tomtom garante é que a pessoa que comprar um GPS da marca tem direito a versão mais recente de seu mapa pré-instalado independente do tempo que o aparelho ficou na prateleira da loja (seja um dia ou um par de anos).

    Assim o que acontece é que na primeira vez que ele é conectado ao PC via Tomtom Home, o sistema analisa a versão do mapa e o atualiza caso seja necessário. Isso é feito apenas uma única vez. já que vender novos mapas também é uma fonte de renda para a empresa.

    Note também que cada GPS tem um S/N próprio e os mapas vem como DRM o que impede que o mesmo funcione em outro aparelho.

    O que acontece depois é que certos atributos do mapa como pontos de interesse, posição de radares, inversão de sentido de ruas ou bloqueio de vias podem ser atualizados via MapShare, mas informações geográficas como a abertura de uma nova via — seja uma picada no mato ou uma auto-estrada — isso demanda uma modificação no mapa o que só pode ser feito pelo pessoal da Tele Atlas.

    Fico imaginando que sistema de GPS já tem o novo trecho do Rodoanel no mapa, De fato nem o Google Maps ainda foi atualizado,

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Oi Milton,

    Sim. Como é de se esperar a versão vendida nos EUA é voltado para o mercado americano, ou seja, os mapas inclusos no aparelho são de lá e nem sei se o idioma do software seria em português (espanhol no máximo).

    Nesse caso, você teria que comprar e baixar o mapa Brasil por sua conta.

  • Milton

    Por favor, pretendo comprar o meu primeiro GPS tenho a seguinte pergunta:
    Pretendo comprar o modelo go 630 nos EUA, a informação que tenho é que ele vem com Mapas dos USA, CANADA – sendo assim não será possível eu utiliza-lo no Brasil sem que eu compre um Mapa?
    OU poderei usa-lo no Brasil sem comprar Mapas, e a diferença é que não terei as cidades auditadas?

  • Alberto

    Estas empresas são engraçadas, muitas alterações são realizadas pelos usuários dos seus produtos a custo zero para eles, ou seja, ajudam nas atualizações, e depois cobram estas mesmas atualizações. E ainda se vangloriam do Tom Tom Home.

  • geovane a .p

    sem muitas palavras eu em particular penço que deveriao integrar ao GPS TOM TOM uma eselente maquina fotografica , sinal para televisao,internet,e etc……….

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » TomTom anuncia novos GPS para o Brasil()

  • Kazu

    TomTom até onde sei, não disponibiliza comando por voz no mapa Brasil. Tenho TomTom 930Go e mapa oficial.

  • Andréia

    Respondendo à pergunta do Milton, acho que o sistema operacional dos GPS nos Estados Unidos é diferente e não vai funcionar muito bem aqui no Brasil. Aconselho a comprar por aqui mesmo. Se quiser algumas dicas, neste site tem alguns, iclusive da marca Tomtom, com preços bem acessívei: http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/lin

  • roberto

    gostaria de saber se o gps tonton pode roterizar varios endereços e me dar o mais proximo e assim por diante sem que eu tenha que ir para um lado para outro alguem tem essa informação por favor? Roberto de SP