ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands on: Filtro de linha PROLine 6i

c3_prolinei6_intro

Com a crescente a preocupação com economia de energia — em especial daqueles equipamentos que nunca desligam ficando apenas em “stand-by” — uma solução interessante pode ser o filtro de linha PROLine  6i da empresa C3 Tech, onde cada saída de tomada vem com seu próprio interruptor (uia!)

Disponível apenas para redes elétricas de 110~127 V e capacidade para até 1.000 VA, o acessório da C3 Tech possui algumas características interessantes como vir com um disjuntor de 10A no lugar do tradicional fusível e seus seis interruptores tem botões iluminados o que ajuda a informar qual deles está ligado ou não:

c3_prolinei6_chaves

Apesar de ser chamado de filtro de linha, minha opinião o PROLine 6i estaria mais para uma extensão ou régua de tomadas do que um sistema de proteção propriamente dito. Ao remover sua cobertura traseira, a única coisa que me pareceu filtrar a linha é um capacitor Varistor ligado na terceira tomada.

c3_prolinei6_opened_small

Além disso, existe um aviso na embalagem de que esse acessório não suporta distúrbios elétricos realmente violentos como a queda de um raio ou um surto de grande potência:

c3_prolinei6_aviso

De fato, as instruções no site deixam claro que essa régua não deve ser usada para ligar  motores, secadores de cabelo, geladeiras, máquinas de lavar roupas e outros itens com alto consumo de portência. Ele é mais recomendado para eletrônicos tais como DVD Players, Home Theaters, TVs, computadores, monitores, impressoras jato de tinta etc. sendo que o consumo total não exceda 10 amperes.

Ciente dessas limitações, ainda acho que o PROLine 6i pode ter sua utilidade como uma maneira simples e prática para desligar aqueles eletrônicos que insistem em manter-se em stand-by sendo que o único jeito de realmente desligá-los é puxá-los da tomada. E mesmo quando isso for necessário basta apenas puxar uma.

E pelo preço sugerido de R$ 23 ele sai mais em conta do que montar em casa sua própria régua que faça a mesma coisa.

Mas se sua preocupação primordial é realmente de se proteger os contra surtos de energia de outros bichos que passeiam pela rede elétrica, melhor procurar por uma solução mais especializada como os protetores da APC.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Aquilo é um varistor, ele tenta segurar algum surto de tensão, mas ele sozinho ali, não faz nada.

  • Anderson

    Pela praticidade oferecida, sem dúvida é um produto que vale a pena ser comprado, até mesmo para se colocar na bancada.

    Filtros de linha são na prática réguas de tomadas “com valor agregado”. Proteção mesmo é mínima, isso sendo bastante otimista: um fusível aqui, um capacitor ou bobina ali. Circuito de proteção mesmo, nada… e também pelo preço sugerido, ele já oferece mais do que a média do mercado.

  • Douglas Belmonte

    Prático e barato.
    So de desligar de vez os benditos stand, sem ter de desligar tudo de uma vez, ja ta bom.

  • quando sai um com conexões diagonais?? assim seu fontes cabem sem cobrir a tomada ao lado…
    e.g.: http://www.trust.com/_images/products/500/14470.jpg

  • Walter Mercado

    Esse tipo de produto é ótimo pra uma bancada de recarga…

    Deixe os recarregadores de celular, câmera digital, pilha, etc, tudo ligado e só controla no interruptor.

    A régua pode ser ligada em um no-break para proteção e pronto.

  • Fernando.R

    Já comprei várias destas réguas, todas com apenas um botão liga desliga. Minha experiência indica que funcionam por um tempo, logo logo, com o liga desliga das tomadas, o botão simplesmente “pifa” e funciona como se estive sempre ligado. Acredito que produtos como esse deveriam ser melhor testados para verificar se realmente aguentam o tranco do liga-desliga diário (meu objetivo sempre foi o de desligar tudo ao sair de casa para poupar energia e evitar acidentes).

  • Nagano,

    Aqui na Inglaterra todas as tomadas ão assim, inclusive as da parede. Você pluga o bichinho, mas tem também que ligar o interruptor. Muito prático e evita o desperdício dos stand-by eletrônicos.

    Abs

  • J. Gilbert

    Muito boa a dica desse aparelho!

  • Mario

    preciso de uma regua com 8 tomadas 2P+T blindada com tampa de proteção alguem conhece? pode indicar?
    abçs,
    Mário

  • Mario, vc ainda tem essa regua, ou era somente para teste? to precisando de uma dessa nem que seja usada! Obrigado!

  • Francesco Bloise

    Onde comprar esse filtro de linha?