Hands on: Filtro de linha PROLine 6i

H

c3_prolinei6_intro

Com a crescente a preocupação com economia de energia — em especial daqueles equipamentos que nunca desligam ficando apenas em “stand-by” — uma solução interessante pode ser o filtro de linha PROLine  6i da empresa C3 Tech, onde cada saída de tomada vem com seu próprio interruptor (uia!)

Disponível apenas para redes elétricas de 110~127 V e capacidade para até 1.000 VA, o acessório da C3 Tech possui algumas características interessantes como vir com um disjuntor de 10A no lugar do tradicional fusível e seus seis interruptores tem botões iluminados o que ajuda a informar qual deles está ligado ou não:

c3_prolinei6_chaves

Apesar de ser chamado de filtro de linha, minha opinião o PROLine 6i estaria mais para uma extensão ou régua de tomadas do que um sistema de proteção propriamente dito. Ao remover sua cobertura traseira, a única coisa que me pareceu filtrar a linha é um capacitor Varistor ligado na terceira tomada.

c3_prolinei6_opened_small

Além disso, existe um aviso na embalagem de que esse acessório não suporta distúrbios elétricos realmente violentos como a queda de um raio ou um surto de grande potência:

c3_prolinei6_aviso

De fato, as instruções no site deixam claro que essa régua não deve ser usada para ligar  motores, secadores de cabelo, geladeiras, máquinas de lavar roupas e outros itens com alto consumo de portência. Ele é mais recomendado para eletrônicos tais como DVD Players, Home Theaters, TVs, computadores, monitores, impressoras jato de tinta etc. sendo que o consumo total não exceda 10 amperes.

Ciente dessas limitações, ainda acho que o PROLine 6i pode ter sua utilidade como uma maneira simples e prática para desligar aqueles eletrônicos que insistem em manter-se em stand-by sendo que o único jeito de realmente desligá-los é puxá-los da tomada. E mesmo quando isso for necessário basta apenas puxar uma.

E pelo preço sugerido de R$ 23 ele sai mais em conta do que montar em casa sua própria régua que faça a mesma coisa.

Mas se sua preocupação primordial é realmente de se proteger os contra surtos de energia de outros bichos que passeiam pela rede elétrica, melhor procurar por uma solução mais especializada como os protetores da APC.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos