ZTOP+ZUMO 10 anos!

Hands-on: cachorro-guia da Samsung

Zumo na Coréia 2008 (dia 2) – Como bom analista de produtos que sou, eu não poderia perder a oportunidade de experimentar um produto da Samsung, nesse caso Heang Bok ( = felicidade), um cruzamento de Golden Retriever com Labrador de seis anos, demonstrador oficial da escola e personalidade nacional depois de aparecer num comercial de TV e ficar famoso ao ponto das pessoas visitarem o centro só para vê-lo.

Henrique indaga (1): Nagano, você viaja mais de 24 horas pra testar cachorro? Perguntou quando a Samsung vai trazer os cãezinhos pro Brasil? Vai ter fábrica de cachorro aqui? ;P

O cachorro deve ficar sempre do lado esquerdo do dono de modo que ele possa protegê-lo de obstáculos. E ao receber a coleira na forma de arco, Heang Bok sabe que está em serviço. Para iniciar a caminhada é preciso ativa (err…) quero dizer, passar um comando de voz do tipo “Heang Bok, ande!” (obviamente em coreano) e ele começa com a caminhada. A maneira correta de segurar a coleira de orientação é deixar ela numa posição neutra, sem puxar ou empurrar o cão.

Como o caminho é um circuito fechado no meio de uma área com grama é fácil para este “cego de primeira viagem” saber quando está no caminho certo e quando o cachorro o desvia pela grama. Como iniciante, senti o cachorro me puxar o que é natural já que andarmos mais devagar quando estamos de olhos fechados, mas a medida que pegamos confiança começamos a emparelhar com a velocidade do animal. Nota-se que o cachorro não está estressado em fazer essa tarefa já que ele se mostra feliz (mexendo a cauda) enquanto passeia.

Henrique questiona (2): Se você estava de olhos vendados, como sabia se ele estava feliz? E falou em inglês ou coreano? Nagano, você aprendeu coreano em dois dias? Que incrível!

E, ao contrário de alguns amigos meus que me sacaneiam toda vez que ando sem óculos, Heang Bok não quis regar a minha perna, me jogar contra um obstáculo ou mesmo me fazer cair na ribanceira. Ele cumpriu sua tarefa de maneira impecável até o final do percurso e, obviamente, foi recompensado com muito carinho de todo mundo.

E como não podia deixar de ser, esse papagaio de pirata do Zumo não poupou a celebridade canina de uma foto, que vai ficar lá em casa ao lado das outras minhas com Gordon Moore, Felipe Massa e Steve Wozniak:

Henrique comenta (3): Heang Bok é simpático, mas comeu seus óculos? Aposto que depois dessa você nem lava mais o rosto, né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Aurikill

    Nagano, pelamordedeus…
    O cachorro claramente te assediou.
    E o latido, sai igual ou com sotaque coreano, tipo:
    “auaumasseô”?

  • Sniffer

    A Samsung é boa pra cachorro! (desculpe, não pude resistir)

  • Nagano, os seus amigos tentam morder sua perna e te jogar da ribanceira quando você anda sem óculos??? Com quem você anda andando, hein?

  • Marilu Araujo

    Nagano, se precisar de escolta contra esses “amigos”, me avise. Conheço um pessoal ótimo. 😀

    Ah! O Heang Bok é uma graça! Este Zumo precisa dar mais espaço para os caninos. 😛

  • Evandro

    Mario, estou aguardando o teste dos cachorros que participam de ações de resgate, procuram por drogas, cupins e explosivos

  • Pingback: Tweets that mention Hands-on: cachorro-guia da Samsung — ZTOP ztop: movido a zumo -- Topsy.com()