ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Apple iBooks Author

A Apple lançou hoje sua iniciativa de educação, com novas funcionalidades de publicação de livros eletrônicos para o iPad e material de ensino na iTunes U. Uma das ferramentas para criar livros eletrônicos – e publicá-los na iBookstore, loja de livros da Apple – é o novo iBooks Author, aplicativo gratuito para Mac OS X Lion que permite criar seu próprio material com facilidade.

Em menos de 20 minutos, usei um texto do ZTOP como padrão e consegui publicá-lo como um arquivo PDF (download no final deste texto). Em resumo, se você conhece o Keynote, app de criação de apresentações da Apple, não vai ter nenhum problema em usar o iBooks Author. A tela inicial mostra as opções de modelos de “livros” – botânica, astronomia, álgebra, história, ciências e entomologia. A maioria dos menus e janelas é igual à do Keynote.

Basta escolher um e diagramar seu texto que vai “virar livro”. Eu optei pelo modelo “Earth Science” e usei a entrevista que o Nagano fez com o  “pai do Thinkpad” como base do livro – foi só copiar e colar.

O trabalho, tendo um texto pronto (e imagino que quem queira escrever um livro não o fará direto em um aplicativo como esse), foi de organizar o fluxo do texto na diagramação das páginas e ordenar as imagens.

O iBooks Author divide a obra em capítulos e seções. A opção “pré-visualizar” requer um iPad conectado ao Mac (não era o meu caso no momento).

E, conforme o tamanho do texto e a quantidade de imagens, dá pra fazer ajustes personalizados.

A Apple diz que o iBooks Author permite ainda importar vídeos, inserir galerias de fotos e até mesmo importar apresentações do Keynote para inserir no livro.

Na hora de finalizar, você pode exportar o resultado final para PDF (baixe o nosso aqui: ZTOP: hands-on com o iBooks Author). Vale ressaltar que o produto final fica com marca d’água “iBooks Author” em cada página.

Ou enviar para a iBookstore (não era o caso do meu teste).

O aplicativo cria um pacote de arquivos no desktop do Mac, que será enviado para a iBookstore. Mesmo que você escolha a opção de distribuir o livro de maneira gratuita, a Apple requer um cartão de crédito vinculado a sua Apple ID (a mesma usada para baixar apps e filmes/músicas na iTunes Store).

De qualquer modo, o iBooks Author se prova uma ferramenta muito simples e fácil de usar, e eu consegui criar um livro em menos de 20 minutos. Sim, existe a restrição de plataforma – é um aplicativo para Mac apenas -, mas tem um potencial enorme para criar itens profissionais com rapidez – ou até mesmo organizar diários pessoais e, por que não, publicar textos mais longos do site em um formato mais simples de ler.

E ainda é gratuito – o download é feito via Mac App Store.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • maxicardoso

    fiquei com vontade, muita vontade de ter um mac, mais do que ja tinha…

  • Pingback: Megaupload e o 19 de janeiro de 2012()

  • Alexandre

    Mas como assim, marca d'água bizarra "iBooks Author" em cada página, sério? Então fulano vai vender seu ebook na iBookstore com isso??? 8-o

    • henriquem

      creio que nao

  • Alexxrb

    Cara, to pensando até que ponto vale investir num Mac… sou escritor tb, já lancei pelo Kindle, mas dá raiva saber que pra usar isso terei que desembolsar, por baixo, 2.600 reais. É muito ridículo…

    • Anderson Ramos

      Alexxrb, em 2008 eu me senti no mesmo dilema que você, precisava comprar um Mac só para programar para iPhone. Comprei um Macbook em 2009. Hoje minha opinião é outra: depois de algum tempo usando você descobre que a plataforma tem tantas vantagens que compensa cada centavo investido. Em tempo: ainda uso o mesmo equipamento e ainda vai me servir bom um bom tempo.

  • Ricardo

    Com dinheiro e marketing a Apple vai fazendo a festa!!! minha sugestão use o original http://bookess.com.br/

  • legal,

    agora falta sair para windows…

    mas o publisher não faria isso???
    eu já organizei muitos livros em formato brochura usando esse programa do office
    seja missas, livros de canto, cerimonial de formatura, manuais etc…

  • Bom dia !
    Já produzi e disponibilizei o meu primeiro livro "Guia do Mochileiro40tao apresenta Veneza" em 32 paises. Acredito que esse é o primeiro ibook em português. Quem quiser baixar gratuitamente acesse: http://itunes.apple.com/us/book/veneza/id50283909

    Abs.
    Eduardo Sona

    • henriquem

      que legal! vou baixar e ver.