ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Hako Vision Mobile Suit Gundam (Zaku II Ver.)

Hako Vision é um curioso brinquedo que chama a atenção pela sua criatividade no uso da tecnologia móvel. Confira.

Tecnicamente falando o Hako Vision é um dagashi ou mais exatamente um shokugan — um tipo de doce barato às vezes acompanhado de um brinquedo — cujo equivalente no Brasil seriam aqueles que a gente encontra nas barracas de feira livre, nos caixas de padaria e nas lojas de conveniência aqui em Sampa.

Jpeg

Lançado pela divisão Candy Toy da Bandai no início deste ano, esse produto é um interessante exemplo de aplicação de tecnologia móvel num brinquedo de baixo custo e que foi destaque na última edição do International Tokyo Toy Fair deste ano. E segundo o fabricante, ele está criando uma sólida base de fãs independente do gênero e idade.

E pelo visto, essa série deve estar vendendo bem já que depois da série inicial  a Bandai já lançou três novas, incluindo o do personagem de anime Mobile Suit Gundam.

Bandai_Hakovision_gundam1

Mas voltando ao que interessa, demos um jeito e conseguimos colocar nossas mãos num exemplar desse brinquedo para matar a nossa curiosidade de saber se ele é tão bacana quanto dizem.

O modelo em questão é o Zaku II, personagem criado por Kunio Okawara a partir de um rascunho elaborado pelo diretor da série Yoshiyuki Tomino, cujo papel na série era de ser apenas um robô do inimigo, mas como os minions do filme Meu  Malvado Favorito, eles apareceram tanto na história ao ponto de se tornarem um dos mechas mais reconhecidos da série. E apesar da sua apresentação não ser tão bela (e heróica) quanto o protag0nista RX-78-2, achei sua implementação bem mais criativa sob o ponto de vista cinemático, como poderemos conferir no fim deste post.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A primeira coisa que me chamou a atenção é que a embalagem é bem menor do que imaginava — apenas 8,5 x 5,9 x 6,5 cm (LxAxP) e 38 gramas de peso — mas também é preciso lembrar que se trata de um brinquedo de baixo custo cujo preço sugerido no Japão é de aproximadamente 540 ienes (~R$ 12,30) .

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar de ser um produto voltado para crianças (e marmanjos) de qualquer idade, notamos que a caixa em si é relativamente frágil, de modo que o usuário deve tomar um certo cuidado na hora de abrir a mesma. Primeiro é necessário remover (ou melhor, cortar com um estilete) o lacre de plástico para liberar a tampa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… para termos acesso ao seu conteúdo:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Feito isso, é preciso remover a tampa superior, separando o mesmo na linha de um picote existente na parte de trás da caixa — operação que deve ser realizada com  muito cuidado para evitar que a mesma não amasse e/ou rasgue no local errado.

Hako_Vision_Gundam_picote_leg

Assim, se você for um colecionador inveterado, nunca se esqueça de adquirir dois exemplares de cada modelo, sendo um para brincar e outro para preservar para a posteridade.

Aqui temos uma visão geral do conteúdo do Hakko Vision. Note que as abas internas não podem ser removidas já que elas irão servir como suporte para o smartphone.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como suspeitávamos, a pastilha de chiclete que acompanha o produto existe mais para cumprir tabela, já que não há nada de extraordinário nesse doce além do fato do seu sabor tuti-frutti desaparecer depois de alguns segundos na boca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já o cenário de fundo é feito de plástico injetado e possui uma espécie de retrato em relevo do Zauku II em tons neutros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De fato, a peça mais interessante desse produto é uma espécie de película semi transparente que serve para combinar o cenário acima com o conteúdo transmitido pelo smartphone.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um detalhe importante que pode passar desapercebido é que ela vem coberta de ambos os lados por uma película protetora que precisa ser removida antes da sua instalação e uso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já o processo de montagem em si é bastante simples: coloque o cenário no fundo da caixa e encoste a película na mesma com sua base apoiada no canto frontal da caixa formando um ângulo de 45 graus. Um detalhe que observamos é que essa película não é exatamente quadrada e sim levemente retangular, de modo que existe uma posição correta para colocá-la na caixa, caso contrário ela não fica no lugar.

Hako_Vision_Gundam_box_montado_leg

Feito isso, é preciso ter acesso ao conteúdo de animação. Para isso existe um pequeno código QR na lateral da caixa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… que, ao ser lido pelo smartphone…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… que aponta para um endereço na web…

Hako_Vision_Gundam_URL

… ou mais exatamente, o site de conteúdo do Hako Vision. A boa notícia é que apesar de ser um site em japonês, ela também conta com algumas instruções básicas em inglês.

Hako_Vision_Gundam_webpage

Uma etapa importante neste desse processo é casar o tamanho da tela do smartphone com o vídeo na escala correta. Para isso, o usuário precisa medir o tamanho da sua tela LCD (no nosso caso, 6,2 x 11,1 cm) e ao selecionar essa medida entre as disponíveis…

Hako_Vision_Gundam_tela

… você é imediatamente mandado para uma página no Youtube que abriga o vídeo correto.

Hako_Vision_Gundam_youtube

Feito isso, basta executar o vídeo no modo de tela cheia, colocar o smartphone sobre a caixinha e posicionar o mesmo para que a escala do vídeo bata com a cena de fundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para facilitar essa tarefa, aparece no início do vídeo um trecho de alguns segundos com algumas as linhas de contorno que precisam coincidir com o cenário físico:

Hako_Vision_Gundam_ajuste

Feito isso, se tudo estiver de acordo com o esperado, o resultado é mais ou menos isso:

Legal, né? — Nada mal para um brinquedo de papel e plástico. 🙂

Ainda em tempo:

Depois do Gundam, a terceira série a chegar no mercado tem como tema a diva virtual Hatsune Miku (embaixo):

Hako_vision_miku

O curioso é que neste caso, a Bandai colocou no ar um tutorial em vídeo e até um kit de templates  para incentivar fãs, artistas e entusiastas a criarem seus próprios vídeos “homebrew” para um concurso, cujos cinco vencedores podem ser conferidos aqui e é claro, serem reproduzidos no seu respectivo Hako Vision.

Ah sim, e já existe uma quarta série baseada no sistema de cards Data Carddass da série Aikatsu da Namco.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.