GSMA ratifica carregador universal para novos celulares

G

micro_usb

A GSMA (GSM Association) anunciou ontem uma iniciativa que propõe o estabelecimento e implementação de um padrão universal de carregador para novos telefones celulares. Além de usar o mesmo tipo de conector de energia (yay!), os aparelhos também precisam ser mais eficientes em termos de consumo de energia, permitindo economias de até 50% quando o mesmo estiver na tomada, mas não carregando o celular. Isso também viabilizaria a idéia de vender celulares sem carregador, como já faz a Nokia.

Entre as empresas que já se uniram a essa iniciativa estão o 3 Group, AT&T, KTF, LG, mobilkom austria, Motorola, Nokia, Orange, Qualcomm, Samsung, Sony Ericsson, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone. A mudança pode ser imediata ou implementada em torno de 2012.

O padrão de conector adotado será o MicroUSB (imagem acima). Não confundir com USB mini 2.0.

Segundo informações do UNEP, Gartner, European Commission Integrated Product Policy Pilot on Mobile Phones e da Universidade de Southern Queensland, algo como 1,2 bilhão de celulares foram vendidos em 2008, sendo que 50% ~ 80% deles estão substituindo aparelhos já existentes, o que representa algo como 51 mil ~82 mil toneladas de carregadores duplicados que chegaram às mãos dos consumidores (a cada ano) e que podem nem ser usados.

Fico imaginando se essa idéia não poderia ser adotada por outros segmentos de mercado como o de notebooks. Alguns fabricantes como a Lenovo já adotam carregadores padronizados na sua linha de portáteis, mas seria mais legal se fosse possível usar o mesmo num Dell ou HP e vice-versa o que pode salvar a apresentação de muito road warrior esquecido.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos