ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Grid computing no combate í  dengue

A IBM Brasil divulgou hoje um projeto de Grid Computing (computação compartilhada) que está sendo desenvolvido pela empresa em parceria com instituições acadêmicas nos EUA intitulado Discovering Dengue Drugs-Together (Descobrindo Medicamentos para a Dengue – Juntos).

O projeto é baseado na iniciativa World Communit Grid (WCG), que funciona mais ou menos do mesmo estilo do projeto SETI@home, onde os computadores domésticos participantes – quando fora de uso – processam lotes de informações recebidas pela internet e o resultado é retransmitido para o administrador do projeto, formando assim um imenso supercomputador virtual de escala global.

Segundo o site do projeto, o WCG está sendo utilizado para fazer cálculos quer permitirão o descobrimento de medicamentos que impedirão a replicação dos ví­rus que causam a dengue e outras doenças relacionadas como a hepatite C e a febre amarela.

Atualmente existem em torno de 380 mil que já contribuí­ram com trabalho de processamento que equivale a um perí­odo de 3.626 anos sem o apoio do projeto.

Para os interessados em participar dessa iniciativa, visitem o site do projeto. O estado atual da pesquisa pode ser visto aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.