ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Freeware do dia: Gramblr Photo Uploader para Instagram

Já faz algum tempo que eu estava interessado em usar um serviço de compartilhamento de fotos e, seguindo uma sugestão do Henrique, me inscrevi no Instagram— um serviço simples e prático, que pode ser uma ferramenta interessante para incrementar nossas peripécias aqui no ZTOP + ZUMO.

Eu particularmente achei interessante o serviço, mas como fotógrafo da velha guarda e usuário de PC eu gostaria de ter a possibilidade de também subir e compartilhar algumas imagens que tirei com minha câmera DSLM sem ter que depender do Smartphone que, no meu caso, até que não é de todo ruim (embaixo), mas acho que algumas imagens merecem um tratamento melhor do que os filtros do Instagram.

gramblr_ex_phonea

Clique para ampliar

Assim, pesquisando na web eu notei que existem poucas soluções que se propõem a postar uma imagem no Instagram direto do PC, sendo que algumas delas se baseiam no uso de emuladores de Appsserviços online ou até mesmo aplicações em HTML5 (via Pokki). De fato o único aplicativo de fato que roda em um PC que encontrei foi o Gramblr.

Atualmente disponível para Windows XP/Vista/7 (a versão para Mac OS saiu do ar porque não estava funcionando direito), o Gramblr é um pequeno programa freeware (~12,9 MB) e roda diretamente de um aquivo .exe sem a necessidade de instalação.

Seu modo de usar não poderia ser mais simples: Informe os seus dados de login e senha do Instagram…

gramblr_login

… selecione a imagem a ser transmitida…

gramblr_upload

… insira seu comentário/legenda…

gramblr_caption

… e pronto. O programa ainda fornece links diretos para sua imagem direto do Instagram.

gramblr_finished

O resultado final pode ser visto em todo o seu esplendor na sua página no Instagram:

gramblr_ex_camera

Clique para ampliar

Observamos porém que — ao contrário da App do Instagram — o Gramblr só faz o upload das fotos, ou seja, nada de recortar e tratar a imagem e aplicar filtros criativos. Mas isso não é nada que um Photoshop da vida não resolva.

Ainda em tempo:

Vale a pena observar que as imagens que serão enviadas para o Instagram precisam estar no formato quadrado independente do seu tamanho (500 x 500 pixels, 800 x 800 pixels, 1.024 x 1.024 pixels e assim por diante).

Para fazer um tira-teima, eu peguei uma outra imagem retangular em jpeg de 3.648 x 2.432 pixels…

Ebiscus_original

… e ao tentar subi-la para o Instragram o Gramblr deu erro informando que a imagem precisa ser “quadrada”:

gramblr_upload_error

Ai eu e recortei (= crop) a imagem no Fotoshop para um quadrado de 2.432 x 2.432 pixels…

Ebiscus_croped

… e a imagem subiu sem problemas, apesar do seu tamanho:

gramblr_ex_camera2

Clique para ampliar

Capisce?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.