ZTOP+ZUMO 10 anos!

GPU Larrabee terá (até) 32 núcleos

IDF Fall 2008 (dia 0) – Antes do início do dia da imprensa, tive a oportunidade de topar com Jerry Bautista, diretor de tecnologia e um dos responsáveis pelo chip de 80 núcleos. Não me contive e perguntei se ele sabia como estava o Larrabee e quantos núcleos ele tinha.

Ele explicou que uma versão bastante inicial dessa GPU já estava funcionando e que ele algo poderá ser mostrado nos próximos dias. Mas ele foi reticente sobre o número de núcleos. Quando eu perguntei se o número de núcleos seria de algumas unidades ou algumas dezenas, ele disse que estará na casa das dezenas e que será algo realmente grande para aplicações realmente pesadas.

A nota poderia acabar por aqui, mas coincidentemente topei com um colega jornalista mais informado do que eu e perguntei se ele sabia de algo. Sua resposta: “Nah… 32 núcleos”.

Segundo ele, haverão diversas versões do Larrabee mas a versão mais poderosa será a de 32 núcleos.

Então tá bom né? ? :^)

Atualização (20/08/2008): Essa informação sobre os 32 núcleos do Larrabee foi confirmada por uma fonte da Intel e durante uma mesa redonda com Pat Gelsinger ele disse que a primeira versão do Larrabee será voltado para aplicações gráficas hi-end e bater de frente com os produtos topo de linha da concorrência. Ela deverá ser instalada em um slot PCI-E padrão e com o tempo deve fazer sua jornada na direção dos sistemas com gráficos integrados e até notebooks. De fato, ele não vê dificulades na possibilidade de alguns núcleos internos do Larrabee funcionem como uma CPU convencional, permitindo assim uma solucão ainda mais integrada.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.