ZTOP+ZUMO 10 anos!

Google põe no ar busca personalizada para sites

Google: busca personalizada no seu site

O Google colocou hoje no ar uma nova ferramenta em português para buscas personalizadas dentro de sites, o Google Custom Search (ou em bom português, Pesquisa Personalizada).

É um motor de buscas baseado na ferramenta do Google (claro!) e, para quem se arrisca a mexer em código, tem uma API disponí­vel para adaptar ao seu site de forma ainda mais personalizada.

Para blogs e sites pessoais, a ferramenta é gratuita, porém vem com anúncios AdSense nos resultados. Para pequenas e médias empresas, existe uma versão paga (sem AdSense), com valores a partir de US$ 100 ao ano e com direito a suporte técnico.

Usar o serviço requer apenas um cadastro no Google (quem não tem?), definir os parâmetros do site e inserir o código na sua página, com opções de personalizar a caixa de buscas com logo do site, por exemplo. É uma boa idéia pra sites (como este Zumo, mea culpa) que têm mecanismos de busca ruins ou querem oferecer mais opções para os visitantes – caso do Parlamento Britânico, que usa o serviço para indexar nove milhões de documentos (bem, este Zumo já está quase no post de número 700, um dia chegamos lá).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin