ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Google Pack agora inclui o Star Office

O Google Pack, pacote de aplicativos do Google que inclui Google Earth, Google Picasa, Google Desktop, Google Toolbar for IE, Google Photos Screen Saver, Norton Security Scan, Spyware Doctor Starter Edition, Mozilla Firefox, Adobe Reader, Skype e outros agora inclui também um novo programa. É o StarOffice 8.0, a versão “comercial” do OpenOffice.org produzida pela Sun Microsystems. O programa, que originalmente custa US$ 70,00, está disponí­vel gratuitamente como parte do Google Pack.

As diferenças entre o StarOffice e o OpenOffice são poucas, entre elas a inclusão de mais plugins, fontes, cliparts, modelos e um sistema de banco de dados licenciado da Adabas, bem como de ferramentas para migração do Microsoft Office. Ainda assim, a iniciativa do Google de distribuir o produto da Sun é notável: a empresa já havia começado a “minar” a hegemonia do Microsoft Office com o Google Docs & Spreadsheets, seu office online. E o nome Google com certeza ajuda a dar credibilidade e visibilidade ao StarOffice. Agora só falta integrar as duas soluções (edite no StarOffice, salve no Google Docs) para causar um ataque cardí­aco em Steve Ballmer e deixar a Microsoft bastante preocupada.

O download do StarOffice adiciona cerca de 140 MB ao tamanho do Google Pack tradicional. E quer saber onde encontrar esta maravilha? Basta clicar no primeiro banner da seção “Eu recomendo”, aqui do lado esquerdo.