ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Google 10 anos: o presente foi um satélite (!)

Conheça GeoEye-1, “o primeiro satélite comercial de imagens em alta resolução da Terra”. Lançado (sem trocadilhos) ontem em uma base na Califórnia), o satélite foi feito pela GeoEye, empresa especializada em informações geospaciais, e vai basicamente fornecer imagens para nosso velho e bom conhecido Google.

Relatos oficiais dizem que os fundadores da empresa – Larry Page e o descabelado Sergei Brin – estavam presentes no lançamento do foguete Delta II (que tinha um belo logotipo do Google em sua carcaça, por sinal). E que outros satélites da GeoEye fornecem imagens para Microsoft, Yahoo! e Google, mas que o GeoEye-1 será de uso exclusivo do Google. A GeoEye tem um contrato de 500 milhões de dólares com a agência geoespacial dos EUA.

Mais um monte de fotos no site da GeoEye (a foto acima veio de lá – e se você quer ver o logo do Google mais de perto, clique aqui). Bem, baita sonho nerd ter seu próprio satélite, não? Mas que isso levanta gazilhões de dúvidas sobre o poder do Google em invadir a privacidade alheia (eles dizem “don’t be evil”, mas sabe como é…)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Não é com um satélite desses que devem invadir minha privacidade…
    Aquelas fotos sobrepostas no GoogleMaps são muito mais invasivas :p
    (sem contar o pessoal que põe endereço no Orkut)

    Só quero saber a desculpa agora pra borrar alguns trechos de mapas, já que tem um satélite e não vão poder falar que “compram as fotos de terceiros”.

  • Fantástico essa nova do Google.
    Estou sempre acompanhando as novidades. Já estou utilizando a mais nova versão de navegador lançada pela Google de codinome Chrome, que por sinal é um ótimo navegador leve e visualmente muito atraente.

    Agora com esse satélite ai no espaço, espero que melhorem a qualidade das imagens do GoogleMaps que pra mim é um prato cheio de oportunidades para bons negócios.

    A Google foi onde nenhuma outra empresa do segmento de TI foi. Espero que a Microsoft tenha bons planos para conter essa “pequena empresa” (risos). A competitividade vai favorecer nós mesmos.

    Por outro lado é fato que podemos perder nossa privacidade, entretanto, quando a tivemos? Hoje com o advento dos sistema de vigilância como o OLHO VIVO (BH/MG) e as milhares de comunidades e redes de interações sociais espalhadas pela internet a privacidade manter um nivel de privacidade seguro é muito complicado.

    Tecnologia sempre é bem vinda que seja então usada para uma boa causa.

  • Cara, o Google me dá medo. Ninguém com tanto poder deixou a história sem uma passagem negra, por que o Google seria diferente?

    Não me surpreenderá se daqui a alguns anos a internet se chamar Googlenet.

    Aos poucos ele começa a saber tudo sobre vc, e não há como escapar.

    “sim, eu adoro teorias da conspiração”