ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gmail + videochat = instalei, nem vou usar (acho)

O Gmail tem, finalmente, chats com vídeo. O Live Messenger tem isso faz tempo. O Skype (meu favorito para ligações internacionais) também. Eu até tenho uma webcam em casa, nunca instalada – pura preguiça e entendimento de que, para mim, a webcam seria apenas um penduricalho no monitor.

Mas, tá bom, cada vez mais tenho mais gente pendurada no meu Gtalk (nunca instalei o software pro desktop, por sinal). O Google adiciona novos amigos conforme você conversa com pessoas que têm Gmail, e isso pode ser invasivo (viva o botão de bloqueio!). E agora chat com vídeo.

O Gmail instalou o plug-in com rapidez, pediu pra reiniciar o Firefox e pronto. Amigos com câmera aparecem na lista de contatos com uma câmera ao lado. Mesmo sem eu ter uma câmera, o plug-in reconheceu meu microfone USB – que o Skype sempre se confunde – automaticamente, assim como os alto-falantes padrão.

Não consegui fazer uma chamada, infelizmente. Meu único contato com câmera instalada estava “away” e eu só ouvi o telefone do Gtalk chamar – pelo menos a qualidade pareceu boa do toque (infâmia de testador de software). Precisa ver na prática, o que não vai ser agora (sono e ausência de pessoas online). Com isso, um vídeo do Google sobre o tema:

E, tentando responder a pergunta acima, não sei se vai “matar” um Messenger ou Skype. Creio – e espero – que não. Pra mim, pode ser uma alternativa para chamadas internacionais ocasionais, ainda mais se a qualidade de som for realmente boa.

O que eu acho muito bacana é que o recurso de chats por vídeo usa padrões da web como H.264, XMPP e RTP. Vale lembrar que um certo aparelho celular com maçã não roda Flash nativo, mas roda vídeos H.264 (dá-lhe Globo.com na concorrência com o YouTube por lá). Será que isso vira um atalho  (quem sabe, um dia) para videoconferências no telefone da maçã? Dãaa para o blogueiro. esqueci que o fone-maçã não tem câmera frontal. dãaa de novo. </futurologia>

Update: consegui usar, num Mac com webcam. O som é bom, o vídeo tem um pequeno delay, mas funciona direitinho.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ah… só uma pergunta, videoconferência no iPhone com a câmera traseira?

    hehe 🙂

  • marcelo, esqueci disso mesmo. vou atualizar o texto. dãaa para mim.

  • Marco Tulio

    Sempre podemos usar o kit especial para o iPhone. Com ele, seus problemas de video-conference acabaram:

    http://gizmodo.com/5015395/apple-introduces-iphone-3g-videoconferencing-kit-zomg

    😛

    []
    MT

  • Rodrigo

    é por estas e outras q a Apple e M$ vao ficando para traz, se a qualidade deste treco for boa, estao em maus lençóis, caro Joe

    ex. minha mae q nao entende nadinha de nada .. ensinei a usar o Gmail.. pronto agora só quer saber de gmail e descobriu sozinha o chat, ai vem o video .. o docs… pronto esta dominada pelo Google , ela nem sabe oq é Word muito menos Iphone , certamente ela vai querer mais cedo ou mais tarde um celular do “Google” pronto criaram a dependente Google. Acredito q isso vai acontecer em maior escala.