ZTOP+ZUMO

Gmail muda estrutura dos menus

 E o Google vai mexendo um tico por vez no popular serviço de e-mails.

Hoje estreou a nova organização do menu lateral do Gmail. É um pequeno ajuste, basicamente uma reordenação da estrutura principal de menus que deixa o Gmail ainda mais amigável para quem está acostumado com a estrutura do Outlook.

Sem muito alarde, o Google está transformando o Gmail em uma interface de seus principais serviços. É possível deixar na mesma tela os contatos principais, que são acessíveis pelo Gtalk (para quem não conhece, o Messenger do Google), os compromissos, os documentos feitos no Google Docs e um monte de outras opções disponíveis no Labs, o tubo de ensaio do Google para novas implementações no Gmail.

Com toda essa cara de Outlook, uma alternativa bastante competente para escrever textos, planilhas e até apresentações, calendário e gerenciador de tarefas, o Gmail virou um Office. Online, é verdade, mas com a instalação do Google Gears, ele funciona offline.

O principal impacto desse avanço do Google é que cada vez mais gente se importa menos com o Office. Saiu uma nova versão mas quase ninguém ligou. É claro que o pacote ainda vai vender, pois o usuário comum ainda não faz ideia que dá para fazer quase tudo o que ele faz de graça. Fora que as empresas confiam mais no pacote da Microsoft que nas soluções oferecidas pelo Google.

Mas, há alguns anos as pessoas desconfiavam de quem usava e-mail grátis. Hoje, o mundo usa Gmail. Quanto tempo até o paradigma do Office seguir pelo mesmo caminho? Bem, só os usuários podem afirmar.

O Google erra, erra bastante. Alguém aí usa Google Buzz para valer? E aquele ambiente 3D, ao estilo do falido Second Life, que eles lançaram e não durou nada? Sim, eles erram, mas parece que usam esses erros para melhorar, o que é raro para algumas empresas grandalhonas.

A questão é: quem fica confortável com uma empresa gigantesca, com total acesso a tudo o que você faz e que te dá mais e mais corda para você ficar amarrado nela? Bem, até agora, o Google não se parece com Mussolini, mas tem feito o papel de paizão. Se ele é o diabo, ainda não deu para ver os chifres ou o rabo. Vamos ver no que vai dar.

  • Ismael 11/08/2010, 12:11

    "Bem, até agora, o Google não se parece com Mussolini, mas tem feito o papel de paizão."

    O Google ainda tem de aprender muito. Pois, a Microsoft está aí a muito mais tempo e nunca tem questionamento que o Google sempre desperta. Tem um monopólo consolidado no desktop, onde as informações de todos estão estão armazenadas e além disso, roda os sistemas de todo mundo, inclusive governamentais com informação muito mais sensível.

    Acho que o Google tem de investir mais em marketing. Ninguém questiona Microsoft, e os que questionam já são rapidamente taxados de xiitas e outros termos ligeiramente radicais. Aprende Google, precisa investir na imagem, infelizmente vale mais.

    Outra ponto interessante é para psi(cologia, quiatria, copatia :)… Entender o que fez as pessoas se darem conta do perigo de confiar cegamente suas informações a outros. Vinte anos de Microsoft dominando e ninguém se ligava.

    • ochato 11/08/2010, 16:04

      Em que planeta você vive mesmo? Sério, ou você vive num mundo só seu ou é de uma terra paralela onde ninguem questiona a Microsoft.

  • Paulim Gomes 11/08/2010, 14:07

    Gostei da novidade, o visual ficou mais limpinho.

  • Aurelio 11/08/2010, 18:44

    Acho que não há necessidade de Marketing, principalmente quando o serviço é eficiente, a maioria dos recursos que a google oferece hoje são eficientes, e o gmail é o meu preferido.
    Recomendo sempre para todos os meus amigos que usem o gmail, porque funciona muito bem, é agil, tem espaço o suficiente, tem os recursos que mais precisamos.
    Creio que todo mundo ou pelo menos a maioria que utiliza um serviço de qualidade costuma recomendar para os outros e melhor marketing do que esse não existe.
    Ao contrário disso, ver empresas que ficam fazendo propaganda de seus produtos como a AOL fez quando chegou decepcionaram, e não foi falta de investimento em marketing com certeza, eu pelo menos recebi vários CDs que nunca instalei. (quem instalou deu até dó).

    O único medo que tenho é de um dia a Google dizer, amanhã não funcionaremos mais… pois a medida que vamos ficando dependentes dos serviços (facilidades) de uma única empresa, a preocupação que surge é essa.
    Logo que internet começou no Brasil, meu e.mail era aureliohh@mandic.com.br… acabou a mandic.. virou aureliohh@sti.com.br… depois.. aureliohh@zaz.com.br (virou terra)… tenho o UOL até hoje, mas todos os meus cartões eu deixo no gmail… porque até agora foi o sistema que mais passou segurança, agilidade e confiabilidade.

  • KKITA 12/08/2010, 08:31

    Pois é, mais um passo do Google em direção a dominação mundial…deixando seu aplicativo mais amigavel para que todos usem e dependam dele…

  • dflopes 12/08/2010, 10:52

    aqui apareceu. Mas não coloca meus contatos no gmail. Prefiro fazer um backup local e exportar (criptografado) para o gmail. Dá mais trabalho? Com certeza, mas certas coisas o Google (E a receita) não precisam saber.

    E tenho até hoje do bol ^.^

  • mila 13/08/2010, 16:39

    Só uma correção: O Second life continua vivo e faturando milhões de dólares ao ano. Em julho deste atingiu 20 milhões de contas abertas. O SL foi declarado morto inúmeras vezes, mas continua crescendo cada vez mais (já tem 7 anos), assim como o fascínio pela tecnologia 3d atualmente. Aliás esta será a nova versão: Uso de oculos 3d. Acho que vai demorar um pouco mais para derrubarem este mundo virtual de vez 🙂
    Excelente post! Realmente, o Google quer dominar o mundo hehehehe

  • Leonardo Ávila 16/08/2010, 10:15

    Depois que eu comprei um Android eu vi de fato o quanto minha vida está amarrada ao Google.

  • lucas jardim 21/08/2010, 07:05

    O Gmail e muito bom, mas peca numa coisa muito importante: O filtro de spams!!! Difícil conseguir separar as mensagens legitimas dos spams da caixa de entrada, e não tem uma pasta quarentena, como no hotmail, que os spams fica armazenado por uns dias e voce possa, eventualmente resgatar uma ou mais mensagens classificadas erradamente. o Layout ainda e meio confuso e nao mostra com clareza algumas funçoes.